África Subsaariana

Senegal: Descoberta grande reserva de gás natural

O Senegal anunciou, hoje, quinta-feira, a descoberta de reservas de gás estimadas em 450 mil milhões de metros cúbicos. A dimensão desta descoberta é suscetível de abrir um novo horizonte de desenvolvimento para esta nação africana.

A empresa norte-americana  Kosmos adiantou que o poço Guembeul-1, localizado no norte ao largo da costa de  Saint Louis, no Senegal, é uma “significante descoberta de gás”. A companhia considera que se trata de uma imensa bacia de gás “que se estende pelo Senegal até à Mauritânia”.

“Foi a melhor notícia para o nosso país”, disse o ministro da Energia Thierno Alas sane Sall, em declarações na televisão estatal. Permitirá ao Senegal “ser energeticamente auto-suficiente e exportar gás para o resto do mundo”.

O governo declarou que esta é a maior reserva de gás no oeste de África, ” numa área marítima partilhada entre o Senegal e a Mauritânia”.

Kosmos detém  60% dos direitos do campo, com a Timi Corporation do  magnata romeno Frank Timi com  30% e a estatal Senegal’s Petros com 10%.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo