Guiné-Conacri: Alpha Condé admite que ”Temos problemas com os Estados Unidos”

O Presidente da República da Guiné-Conacri, Alpha Condé, assume a presidência do conselho de administração da Iniciativa Africana de Energias Renováveis (AREI). Na segunda-feira, 28 de outubro, o Chefe de Estado participou de uma reunião sobre energia renovável na sede da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em Paris.

Condé reafirmou a necessidade de a África falar a uma só voz para encarar os desafios que o continente enfrenta. “Quando a África fala a uma só voz sobre investimento, o rastreamento dos fundos é acessível a todos com a maior transparência. Os nossos parceiros signatários da Declaração de Paris em 2015, particularmente França, Alemanha e União Europeia, que já trabalharam com a equipe AREI, poderão atestar isso”, afirmou o Presidente guineense.

“Temos problemas com os Estados Unidos sobre como encontrar a solução com a Iniciativa Africana para Energias Renováveis”, admitiu, continuando, “Recentemente fiz uma visita oficial, discutimos isso, mas por enquanto não avançamos”.

Alpha Condé lembra que a África está a preparar-se para atingir 10 gigawatts de energia limpa até 2020 e 300 gigawatts até 2030. ”Precisamos adotar uma abordagem mais estratégica e integrada, com foco na transformação todos os sistemas de energia africanos através do envolvimento de todas as partes interessadas num quadro de implementação transparente”, afirmou o Presidente da República.

“Atingir a meta de 300 gigawatts de energia renovável requer mais de 50 mil milhões em investimentos anuais (…). Mas não se trata apenas de produzir energia, temos que a transportar”, precisa o chefe da iniciativa de energia renovável na África.

“Esse nível de investimento não é viável por meio de fundos públicos. Somente o setor privado pode nos ajudar a mobilizar esse nível de investimento de forma sustentada, desde que os resultados criem ecossistemas favoráveis”, sublinhou Condé.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Anunciada reabertura de mais escolas em Cabo Delgado

Moçambique: Anunciada reabertura de mais escolas em Cabo Delgado

A direção provincial de educação em Cabo Delgado anunciou a reabertura de pelo menos 199 escolas, devido à “melhoria do ambiente…
Angola: PR defende "casamento perfeito" entre Executivo e setor privado

Angola: PR defende "casamento perfeito" entre Executivo e setor privado

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, defende a necessidade de um “casamento perfeito” entre o Executivo e o…
Timor-Leste: PR quer divulgar oportunidades do país em Davos

Timor-Leste: PR quer divulgar oportunidades do país em Davos

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, informou nesta segunda-feira, 16 de janeiro, que vai aproveitar a participação no…
Cabo Verde: PR enaltece Forças Armadas na transição para o multipartidarismo

Cabo Verde: PR enaltece Forças Armadas na transição para o multipartidarismo

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, destacou neste domingo, 15 de janeiro, a postura das Forças…