África Subsaariana

Guiné-Conacri: Alpha Condé ganha prémio internacional

Alpha Condé

O Primeiro Ministro da Guiné-Conacri, Kassory Fofana, presidiu na quinta-feira à cerimónia de entrega de um Prémio de Excelência, atribuído ao Presidente Alpha Condé. O prémio foi concedido ao chefe de Estado pela Sociedade de Química da África Ocidental (SOACHIM), uma associação científica.

Esta distinção, segundo o governo, é um sinal de reconhecimento ao Presidente da República, pelo “serviço prestado à comunidade através das suas inúmeras ações a favor do desenvolvimento do ensino superior e da investigação científica”

Ao receber o prémio, Alpha Condé saudou o estabelecimento de uma “organização savana para tirar os países da África Ocidental da ciência e tecnologia subdesenvolvidas’.

“Consciente do papel pioneiro da química na segurança alimentar, no combate ao crime através dos testes de DNA, dada a sua importância no desenvolvimento do país, dados os resultados registados no fórum organizado pelo SOACHIM que são realizados todos os anos num país membro, prometo apoiar-vos com todas as nossas forças para que continue a fazer o seu trabalho”, prometeu o chefe de Estado guineense.

A Sociedade Química da África Ocidental (SOACHIM) foi criada em 1994 na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Ouagadougou. Reunindo Guiné, Senegal, Costa do Marfim, Mali, Togo, Benin, Níger e Burkina Faso, visa contribuir para o desenvolvimento das ciências químicas em todos os aspetos, para aprofundar e divulgar as reflexões e propostas sobre questões educacionais, de investigação e de prospeção industrial, económica e profissional.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo