África Subsaariana

Guiné-Conacri: Alpha Condé garante que a vontade do povo será a decisão final sobre a nova Constituição

Alpha Condé

Depois de ter divulgado o conteúdo do projeto de nova constituição em 19 de dezembro, o Presidente da República indicou, no seu discurso de Ano Novo, que o referido projeto visa modernizar as instituições.

Alpha Condé lembrou que, após o “debate suscitado na nossa sociedade sobre a necessidade de dotar a Guiné de uma nova constituição, de modernizar as nossas instituições, instruí o Primeiro-ministro a abrir consultas nacionais com ‘todos os partidos políticos, forças e organizações da sociedade civil’.

No final dessas consultas, Condé instruiu o Ministro da Justiça, que já elaborou um projeto de nova constituição que recebeu um parecer favorável da Assembleia Nacional e do Tribunal Constitucional.

De seguida, “Uma comissão será responsável por enviar o texto para debate, este projeto será amplamente divulgado, para que cada cidadão tome conhecimento e decida em  plena consciência dos fatos, antes que o projeto seja submetido à vontade popular”, declarou o presidente Condé, deixando claro que “é um voto democrático” e assumindo o compromisso de que “apenas a vontade do povo será a decisão final que será vinculativa para todos nós”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo