O presidente Alpha Condé foi empossado na terça-feira no Palácio Mohammed V para um terceiro mandato como Presidente da República da Guiné. Diante de 34 delegações, incluindo 11 chefes de Estado, o chefe de Estado guineense no seu discurso exortou os guineenses a esquecer o passado e a olhar para o futuro, para a construção do país.
“Reitero à nação o meu compromisso de continuar a trabalhar por todos, nesta fase da nossa história e pelo nosso futuro comum, porque o país precisa de um verdadeiro impulso nacional, com o objetivo de consolidar o nosso pato republicano.
Eu sou o presidente de todos os guineenses, ao serviço de todos os guineenses.
Na realização do nosso ideal comum, ninguém será esquecido, nenhuma parte do país será excluída. Cada guineense terá o seu lugar, porque é juntos que podemos superar as dificuldades de hoje e enfrentar os desafios de amanhã. Acredito profundamente nas virtudes do diálogo e da consulta e há muito adquiri a convicção de que a Guiné será feita com todos os guineenses. Mas todos devem respeitar a lei e retirar a violência do nosso meio, para que o nosso país continue a ser uma sociedade de liberdade e responsabilidade”, declarou Alpha Condé no seu discurso de tomada de posse.