África Subsaariana

Guiné-Conacri: CENI criará 18 mil assembleias de voto para o Referendo e eleições legislativas

A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) procedeu na quinta-feira, 13 de fevereiro, à apresentação das estatísticas dos resultados recolhidos no seu banco de dados.

A cerimónia ocorreu na presença de representantes de instituições e diplomatas internacionais. Segundo o presidente da instituição, existem 18.000 assembleias de voto em todo o território nacional, para um máximo de 600 eleitores por assembleia.

Isso significa mais de 7 milhões e meio de eleitores. O cronograma que planeia esse processo eleitoral será um dos mais inclusivos possíveis“, indicou Salif Kebe.

Quanto aos duplicados dos cartões de eleitor que alguns cidadãos receberam desde que a distribuição começou na segunda-feira, Amadou Salifou Kébé justifica com erros de impressão. “Uma quantidade enorme de trabalho foi realizada nesse sentido, mas esses são erros de impressão que poderiam ter sido evitados. Mas sabe-se que nenhum sistema é perfeito, não são duplicados, são erros de impressão que normalmente devem ser removidos da circulação. Quem tem dois cartões deve devolver um”, explicou.

Estou bem posicionado para assegurar a fiabilidade do processo. Todos sabem que os processos estão sujeitos a melhorias. Teremos pequenos problemas aqui e ali, mas essencialmente, estamos alinhados com o padrão internacional», assegurou Amadou Salifou Kébé.

Kebé indicou não estar ao corrente de que alguns distritos de Conacri ainda não começaram a distribuição dos cartões de eleitor e prometeu verificar essas informações com a direção das operações.

Falando sobre a única utilidade do cartão de eleitor, o responsável especificou “Para as quatro eleições que virão em 2020, é o Referendo, o Uninominal, a Representação Proporcional e a Presidência“.

O Presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente reiterou que as eleições legislativas e o referendo serão realizados em 1 de março de 2O2O.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo