Guiné-Conacri: Confrontos entre comunidades faz 30 feridos por balas em Siguiri

Confrontos entre comunidades da mesma aldeia em Siguiri, fez pelo menos 30 feridos por balas na segunda-feira.

As duas comunidades em conflito têm um longo histórico de confrontos. A localidade está situada a 15 km da comuna urbana de Siguiri e a 30 km da comuna rural de Kintinian.

Segundo declarações de fontes locais à imprensa, os dois líderes das comunas, informados da situação, rapidamente tomaram medidas para evitar o pior.

“Estamos muito preocupados hoje, as duas comunidades vivem na mesma aldeia, mas existe um verdadeiro mal-entendido. Esta manhã, vimos pessoas com espingardas tradicionais, abriram fogo contra a população. No local ficaram 9 feridos dos dois lados”, explica Kadiatou Camara, vítima de Kolenda.

Os feridos de ambos os lados foram internados no hospital da província de Siguiri e alguns no centro de saúde de Kintinia. A versão real desse conflito vem da reivindicação de terra.

“Esse conflito tem uma origem clara, é uma disputa de terras. O líder Elhadj Koumba Sékou Magassouba está na origem dos confrontos pois apoia o campo adversário. Ele quer construir um posto de saúde para a outra comunidade, e não vamos aceitar”, relatou um morador de Kolenda.

Para evitar qualquer possível agravamento com danos inestimáveis, a aldeia encontra-se sob segurança máxima do CMIS 15 de Bafinda, enquanto os habitantes da aldeia estão em fuga desde a manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: CNE adota medidas que tranquilizem eleitores

Cabo Verde: CNE adota medidas que tranquilizem eleitores

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde decidiu adotar medidas que assegurem a tranquilidade dos eleitores no dia…
Angola: PR vê visita de Biden como oportunidade para estreitar relações

Angola: PR vê visita de Biden como oportunidade para estreitar relações

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, partilhou que espera que a visita do homólogo dos Estados Unidos da…
Moçambique contabiliza mais de 14 mil pessoas deslocadas em Cabo Delgado

Moçambique contabiliza mais de 14 mil pessoas deslocadas em Cabo Delgado

Os frequentes ataques terroristas ocorridos na província moçambicana de Cabo Delgado já provocaram o deslocamento de 14.287 pessoas em pelo…
Revista de Imprensa Lusófona de 29 de novembro de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 29 de novembro de 2024

A “Carta de Moçambique” avança “Ataques Terroristas: Mais de 14 mil pessoas deslocadas em Cabo Delgado”. A “Folha de Maputo”…