Guiné-Conacri: FNDC suspende manifestações até dia 21 de janeiro

Manifestação da FNDC

A Frente Nacional de Defesa da Constituição (FNDC) anunciou em comunicado a suspensão das manifestações para impedir um terceiro mandato do presidente guineense, Alpha Condé, de 15 a 21 de janeiro, para que se possa proceder com calma ao funeral das vítimas e permitir aos guineenses o reabastecimento.

Comunicado:

“Durante três dias consecutivos, o povo da Guiné respondeu esmagadoramente ao pedido do FNDC de desobediência civil para protestar contra o golpe constitucional que visa conceder um terceiro mandato ao Sr. Alpha Condé.

Em várias regiões, cidades e localidades do país, as populações manifestaram-se pacificamente, apesar da repressão policial ordenada pelo regime.

Registamos várias mortes por tiros, ferimentos graves, prisões arbitrárias e várias outras violações graves dos direitos humanos pelas forças de defesa e segurança.

Também seguimos com indignação as várias comunicações irresponsáveis, provocativas e desprovidas de toda compaixão do governo, encorajando abusos contra populações pacíficas.

As imagens insuportáveis de assassinatos, cenas de violência, humilhação e saques divulgadas por testemunhas e implicando as forças de defesa e segurança refletem o cinismo dos promotores do terceiro mandato e a banalização da vida humana pelo clã no poder.

Não deixaremos de lembrar que todos esses atos selvagens são planeados e executados de acordo com a vontade do Sr. Alpha Condé, que publicamente convocou seus partidários para o confronto, declarando: “Nos outros países onde houve novas Constituições, houve muitas manifestações, houve mortes, mas foram alteradas”.

Diante da resistência dos cidadãos ao projeto da presidência, a única resposta do regime reflete-se no tríptico da repressão, divisão e corrupção. No entanto, a maturidade do povo da Guiné e sua determinação em defender os direitos humanos e o Estado de Direito não criarão o caos desejado pelo governo para impedir qualquer alternância democrática.

Portanto, o FNDC reafirma o seu compromisso de resistir à opressão pelo tempo necessário. O FNDC parabeniza o povo da Guiné por responder esmagadoramente ao apelo do FNDC nos dias 13, 14 e 15 de janeiro e elogia a coragem, a responsabilidade e a resistência que demonstrou.

Para poder proceder com calma ao funeral das nossas vítimas e permitir aos guineenses o reabastecimento, o FNDC suspende, a partir de hoje, 15 de janeiro de 2020, as manifestações e convida o povo da Guiné a retomar e intensificar os protestos na terça-feira 21 e quarta-feira, 22 de janeiro de 2020 em todo o território nacional.

Pedimos que nossas filiais e todas as filiais do FNDC se mobilizem para garantir o sucesso desses próximos eventos.

Viva o glorioso povo da Guiné!

A luta continua contra o terceiro mandato!

Juntos, unidos e solidários, venceremos!”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…