África Subsaariana

Guiné-Conacri: Projeto de mudança constitucional tem novo apoio

Um novo movimento de apoio ao projecto para uma nova constituição foi oficializado na segunda-feira em Conakry. Chamado de Nova República, pretende fazer campanha por uma lei suprema que será submetida ao povo para aprovação por referendo.

Julien Dramou, líder do movimento, indicou que a Nova República é composta por ” cidadãos sedentos de mudança, cansados das práticas retrógradas de outra época e que sonham com uma Guiné unida e próspera”.

”Nós estávamos à mercê de pessoas que apenas defendem os seus interesses egoístas”, declarou Dramou na apresentação oficial do movimento.

De acordo com o líder, ‘ as pessoas que não são representativas do povo da Guiné reuniram-se em 2010 para elaborar um documento que chamaram Constituição. No entanto, a atual constituição foi feita para deixar rapidamente a transição. Foi adotada por um Conselho Nacional de Transição e promulgada por um presidente em exercício”.

Os membros da Nova República descrevem a constituição de maio de 2010 como “falhanço. Além disso, restringe a liberdade dos guineenses. É uma constituição que diz uma coisa e o seu contrário”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo