Guiné-Conacri: Ruas desertas apesar de apelo a manifestações contra reeleição de Alpha Condé

O apelo às manifestações lançado pela oposição contra a contestada reeleição de Alpha Condé não teve adesão, visto que a população permaneceu confinada em casa, tanto em Conacri como na província.

As ruas de Conacri estiveram particularmente vazias na terça-feira, dia para o qual a oposição convocou protestos contra o polémico terceiro mandato do presidente Alpha Condé.

O apelo às manifestações esbarrou na presença de forças de segurança nas principais ruas da capital na terça-feira. Com as ruas vazias, o tráfego fluiu e muitas lojas permaneceram encerradas.

Mesmo assim, o líder da oposição, Cellou Dalein Diallo, que ficou em segundo lugar na eleição presidencial de 18 de outubro, segundo os números da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), congratulou-se com o “grande sucesso” do dia, apesar da ausência de aglomeração.

“Não temos preferência entre levar as pessoas às ruas ou criar as condições para a paralisia total de Conacri e do resto do país”, disse.

“Ou ainda, se quiser, preferimos que a população fique em casa e paralise o país, ao invés de sair para se reunir e ser massacrada pela polícia sem escrúpulos”, acrescentou Dalein.

O líder da União das Forças Democráticas da Guiné, Cellou Dalein Diallo, que reivindica 53% dos votos, declarou-se vencedor no dia seguinte à votação e exige o reconhecimento da sua vitória na primeira volta

A violência pós-eleitoral já matou 21 pessoas, incluindo membros das forças de segurança. No entanto, a oposição garante que pelo menos 27 foram morreram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Prevalece a dúvida se o PAIGC irá participar nas eleições em Junho

Guiné-Bissau: Prevalece a dúvida se o PAIGC irá participar nas eleições em Junho

A não anotação dos órgãos saídos do Xº Congresso Ordinário tem sido interpretado por membros do Partido Africano da Independência…
TIMOR GAP recusa proposta de Timor Resources como solução

TIMOR GAP recusa proposta de Timor Resources como solução

A petrolífera timorense TIMOR GAP decidiu rejeitar uma proposta da empresa australiana Timor Resources para resolver uma disputa iniciada em 2019 e…
Moçambique isenta 28 países de vistos de turismo e negócios

Moçambique isenta 28 países de vistos de turismo e negócios

O Governo moçambicano atribuiu a isenção de vistos a Portugal e outros 27 países considerados de baixo risco de imigração…
Angola: PR cria comissão para centralizar negociações comerciais

Angola: PR cria comissão para centralizar negociações comerciais

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, decidiu criar a Comissão Nacional de Negociações Comerciais. Trata-se de uma estrutura que reúne…