Guiné-Conacri: Ruas desertas apesar de apelo a manifestações contra reeleição de Alpha Condé

O apelo às manifestações lançado pela oposição contra a contestada reeleição de Alpha Condé não teve adesão, visto que a população permaneceu confinada em casa, tanto em Conacri como na província.

As ruas de Conacri estiveram particularmente vazias na terça-feira, dia para o qual a oposição convocou protestos contra o polémico terceiro mandato do presidente Alpha Condé.

O apelo às manifestações esbarrou na presença de forças de segurança nas principais ruas da capital na terça-feira. Com as ruas vazias, o tráfego fluiu e muitas lojas permaneceram encerradas.

Mesmo assim, o líder da oposição, Cellou Dalein Diallo, que ficou em segundo lugar na eleição presidencial de 18 de outubro, segundo os números da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), congratulou-se com o “grande sucesso” do dia, apesar da ausência de aglomeração.

“Não temos preferência entre levar as pessoas às ruas ou criar as condições para a paralisia total de Conacri e do resto do país”, disse.

“Ou ainda, se quiser, preferimos que a população fique em casa e paralise o país, ao invés de sair para se reunir e ser massacrada pela polícia sem escrúpulos”, acrescentou Dalein.

O líder da União das Forças Democráticas da Guiné, Cellou Dalein Diallo, que reivindica 53% dos votos, declarou-se vencedor no dia seguinte à votação e exige o reconhecimento da sua vitória na primeira volta

A violência pós-eleitoral já matou 21 pessoas, incluindo membros das forças de segurança. No entanto, a oposição garante que pelo menos 27 foram morreram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique presente em reunião da ONU sobre Fundo de Emergência para 2024

Moçambique presente em reunião da ONU sobre Fundo de Emergência para 2024

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Macamo, participa a partir desta segunda-feira, 04 de dezembro, na…
Angola: MPLA comenta importância da visita de João Lourenço aos EUA

Angola: MPLA comenta importância da visita de João Lourenço aos EUA

O Bureau Político do Comité Central do MPLA congratulou-se com a recente visita oficial do dirigente do partido no poder…
Cabo Verde: PAICV acusa edil de querer ficar com terrenos de famílias pobres

Cabo Verde: PAICV acusa edil de querer ficar com terrenos de famílias pobres

A Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em Santiago Norte acusa o edil da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio…
Timor-Leste e Indonésia concluem marcação de fronteira terrestre

Timor-Leste e Indonésia concluem marcação de fronteira terrestre

O Conselho de Delimitação Definitiva das Fronteiras Terrestres e Marítimas de Timor-Leste informou nesta segunda-feira, 04 de dezembro, que as…