África Subsaariana

Guiné-Conacri: Tentativas de solução para a crise pós-eleitoral.

A delegação diplomática dos emissários da ONU, UE e CEDEAO encontra-se ainda em Conacri a reunir com os vários atores políticos do país, determinados a encontrarem uma solução para a crise pós-eleitoral, que devolva a paz e a estabilidade ao país.

Entretanto, desde ontem a delegação já ouviu o ministro dos Negócios Estrangeiros, o ministro da Segurança e o ministro da Administração Territorial. Além do presidente Alpha Condé, do responsável da CENI, também reuniu na noite de 26 outubro com o líder da oposição Cellou Dalein Diallo – da União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG), que declarou vitória desde o início. Neste encontro estavam presentes além dos seus colaboradores também estava um outro candidato às presidenciais, Abdoul Kabalé Camara. No final do encontro na residência do líder da UFDG dois dos seus mais importantes colaboradores, entre os quais o seu diretor de campanha, Fodé Oussou Fofana, e Kalémodou Yansané foram ambos detidos, desconhecendo-se, até ao momento, as verdadeiras razões, tendo sido entretanto já libertados.

A população aguarda com serenidade os resultados destes encontros, que serão anunciados para breve, e entretanto já retomaram as suas atividades quotidianas. como nos afirma um cidadão local “a vida económica das famílias na Guiné Conacri não lhe permitem suspenderem durante muito tempo as suas ocupações, sob pena de perderem capacidade de sustentarem as suas necessidades mais essenciais”.

Apesar de o ambiente estar calmo na capital do país, percebe-se que já nada voltará a ser como antes do dia 18 Outubro 2020, altura em que o povo sai às ruas para decidir nas urnas quem quer ver à frente dos destinos do seu país e cujas expectativas parecem estar longe de satisfazer a franja descontente de uma sociedade que se diz farta das mesmas políticas, com os mesmos vícios e uma cultura de desenvolvimento bastante deficitária para uma juventude que ambiciona um futuro mais inclusivo para todos, com elevados níveis de exigência no quadro do respeito e da salvaguarda dos direitos humanos.

 

Ledjely.com

 

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo