África Subsaariana

Guiné-Conacri: UFDG e ANAD convocam protestos para 25 de novembro

A União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG) e a Aliança Nacional para a Alternância e a Democracia (ANAD) convocaram protestos pacíficos em todo o país para 25 de novembro.

Em nota divulgada na quarta-feira, o partido de Cellou Dalein Diallo, UFDG, e seus aliados indicaram que, para “aprovar o bloqueio eleitoral, Alpha Condé lançou, um dia após a eleição presidencial de 18 de outubro, uma vasta campanha de intimidação e violência contra o verdadeiro vencedor da eleição e seus apoiantes”.

Ressaltaram que “esta violência inédita causou a morte de 49 pessoas, feriu 240 e a prisão e detenção arbitrária de 350 pessoas, incluindo altos funcionários da UFDG e da ANAD”.

Para protestar contra estes abusos e exigir justiça para as vítimas e a libertação dos detidos, decidiram organizar manifestações pacíficas na quarta-feira, 25 de novembro de 2020 em todo o território nacional”.

Em Conacri, está planeada uma marcha pacífica da rotunda do aeroporto até à esplanada do Palais du Peuple.

A UFDG e a ANAD apelam a “todos os guineenses que amam a justiça e a democracia que se mobilizem maciçamente contra a ditadura”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo