Guiné Equatorial aprova livre circulação no espaço CEMAC

Gabão e Guiné-Equatorial, os dois únicos países da Comunidade económica e monetária da África Central (CEMAC) que até agora não aceitavam a livre circulação de pessoas, declararam que vão começar a aplicar essa medida. A decisão foi tomada na sexta feira última, dia 17 de Fevereiro, durante a 13ª Cimeira ordinária da organização em Djibloho, na Guiné-Equatorial.

Os principais temas económicos que foram abordados procuraram soluções para relançar e redinamizar a economia da África Central, uma região em crise económica e financeira desde o início da queda do preço dos combustíveis.

Na conferência foi também pedido que os Estados repatriem para o interior da CEMAC os recursos financeiros que estão no exterior do espaço da organização.

Participaram na cimeira os quatro presidentes dos países da organização. Do Chade esteve presente Idriss Deby, do Congo Brazzaville Denis Sassou Nguesso, da República Centro Africana Fautin Archage Touadera, e o Presidente da Guiné-Equatorial Obiang Nguema. O primeiro Ministro dos Camarões Philemon Yang e do Gabão Emmanuel Isole Gonde representaram os seus países.

Os Chefes de Estado adoptaram também o programa económico regional 2017-2025.

A próxima conferência de Chefes de Estado da CEMAC terá lugar em Jamena, capital do Chade.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Paulo Pisco volta a ser presidente da subcomissão das diásporas

Paulo Pisco volta a ser presidente da subcomissão das diásporas

O deputado Paulo Pisco, eleito pelo círculo da Europa para atuar na Assembleia da República de Portugal, foi reeleito, por…
Guiné Equatorial mantém 51.º lugar do IIAG

Guiné Equatorial mantém 51.º lugar do IIAG

A Guiné Equatorial manteve o 51.º lugar no Índice Ibrahim de Governação Africana (IIAG) 2022, de acordo com um relatório…
Angola: BNA estima taxa de inflação entre 9 e 11%

Angola: BNA estima taxa de inflação entre 9 e 11%

O Banco Nacional de Angola (BNA) prevê uma taxa de inflação entre 9 a 11% até ao final de 2023.…
Portugal tem recrutamento a decorrer em Cabo Verde

Portugal tem recrutamento a decorrer em Cabo Verde

A empresa portuguesa de transportes rodoviários Alsa Todi informou esta semana que tem a decorrer o recrutamento de mais 21…