A entrada de migrantes indocumentados nas Ilhas Canárias, em Espanha, em embarcações rudimentares, foi mais de oito vezes superior em 2020 do que no ano anterior, indicou o Ministério do Interior espanhol na segunda-feira.
Perante a crise provocada no turismo e outras indústrias na África do norte e subsaariana devido à pandemia de Covid-19, 23.023 migrantes chegaram ao arquipélago no ano passado, contra 2.687 em 2019, segundo dados avançados pelo ministério.
Centenas de pessoas morreram no ano passado durante a perigosa travessia para as ilhas espanholas no Oceano Atlântico, geralmente em barcos superlotados com motores não confiáveis, disse a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Os migrantes veem as Ilhas Canárias como uma ponte para chegar à Europa continental, mas as ilhas ainda estão a mais de 1.000 quilómetros da Espanha continental.
No geral, o número de migrantes ilegais intercetados pelas autoridades espanholas em todo o país aumentou 29 por cento para 41.861, em 2020, sendo menos pessoas a navegarem para a Espanha continental e as Ilhas Baleares ou a cruzarem a fronteira terrestre entre Marrocos e os enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla.
Ilhas Canárias registam aumento de mais de oito vezes no número de entrada de migrantes em 2020
Artigos relacionados
Angola: Agenda Política do MPLA dá atenção à diáspora
A secretária do Bureau Político para a Política de quadros do MPLA, Ângela Bragança, partilhou que a Agenda Política 2023 do partido…
Von der Leyen e Macron visitam China em abril
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Presidente da França, Emmanuel Macron, vão visitar a China…
Brasil: Polícia Federal prende membros de fação criminosa que pretendia sequestrar o ex-juiz Sérgio Moro
A Polícia Federal do Brasil deflagrou uma operação, no último dia 22 de março, que investiga uma fação criminosa (Primeiro…
Brasil: Lula declara em entrevista querer “vingar-se” do ex-juiz Sérgio Moro
O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, declarou, em entrevista à imprensa brasileira, que gostaria de “se vingar”…