Ilhas Canárias registam aumento de mais de oito vezes no número de entrada de migrantes em 2020

A entrada de migrantes indocumentados nas Ilhas Canárias, em Espanha, em embarcações rudimentares, foi mais de oito vezes superior em 2020 do que no ano anterior, indicou o Ministério do Interior espanhol na segunda-feira.
Perante a crise provocada no turismo e outras indústrias na África do norte e subsaariana devido à pandemia de Covid-19, 23.023 migrantes chegaram ao arquipélago no ano passado, contra 2.687 em 2019, segundo dados avançados pelo ministério.
Centenas de pessoas morreram no ano passado durante a perigosa travessia para as ilhas espanholas no Oceano Atlântico, geralmente em barcos superlotados com motores não confiáveis, disse a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Os migrantes veem as Ilhas Canárias como uma ponte para chegar à Europa continental, mas as ilhas ainda estão a mais de 1.000 quilómetros da Espanha continental.
No geral, o número de migrantes ilegais intercetados pelas autoridades espanholas em todo o país aumentou 29 por cento para 41.861, em 2020, sendo menos pessoas a navegarem para a Espanha continental e as Ilhas Baleares ou a cruzarem a fronteira terrestre entre Marrocos e os enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

A comunidade ucraniana de Vila Real, a Norte de Portugal, está a angariar medicamentos, comida enlatada e com muita validade,…
Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, aos soldados russos para que deponham as armas e…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin