África Subsaariana | Magrebe | Sahel

Ligação à Internet em África sobe 300% em cinco anos

O continente africano exibe uma das maiores taxas de crescimento na ligação à Internet em todo o mundo, com a conectividade digital quase a triplicar nos últimos cinco anos, revelou a União Africana (UA) na terça-feira.

O bloco pan-africano UA, que organizou o primeiro fórum africano sobre crimes cibernéticos de 16 a 18 de outubro na capital da Etiópia, Adis Abeba, alertou para as ameaças crescentes que surgem com o contínuo desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação para serviços e aplicações mais sofisticadas.

De acordo com a UA, como a África testemunhou o crescimento mais rápido na inclusão da Internet durante os últimos anos, governos e entidades do setor privado no continente têm sido expostos a uma tendência igualmente crescente de ataques cibernéticos.

Espera-se que o Primeiro Fórum Africano sobre cibercriminalidade se concentre nas políticas de cibercriminalidade e nas legislações nacionais, no que diz respeito às normas regionais e internacionais e às práticas de implementação relevantes.

Roubo em larga escala de dados pessoais, invasões de computador, intimidação, assédio e outras formas de violência cibernética, violência sexual contra crianças online, estão entre os principais abusos de direitos humanos que estão disseminados no continente recentemente.

Discurso de ódio, xenofobia e racismo online também são indicados como fatores que contribuem para a radicalização e o extremismo violento na África.

De acordo com a UA, o fórum desempenharia um papel importante na melhoria da eficácia e troca de informações sobre desafios e tarefas comuns em todo o continente.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo