África Subsaariana

Madagáscar: Vitória do partido presidencial nas eleições do Senado

O partido do presidente do Madagáscar, Hery Rajaonarimampianina, o HVM, obteve uma vitória esmagadora nas eleições para o Senado, realizada a 29 de dezembro último, de acordo com os resultados oficiais finais divulgados hoje pelo Tribunal Constitucional.

No total, o HVM ganhou 34 dos 42 lugares do Senado eleitos pelos orgãos provinciais e conseguiu pelo menos quatro em cada sete dos senadores eleitos em cada uma das províncias do país, confirmando as previsões dos observadores que esperavam uma vitória esmagadora do partido do Chefe de Estado. Além destes eleitos, outros 21 senadores serão nomeados diretamente pelo chefe de Estado, em conformidade com a Constituição.

O último Senado eleito de Madagascar foi dissolvido logo após a chegada ao poder de Andry Rajoelina, em 2009, que depôs o então presidente, Marc Ravalomanana. Rajoelina dirigiu um regime não eleito, de transição, e governou até 2013, ano em teve lugar uma eleição presidencial livre e democrática que consagrou Rajaonarimampianina.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo