O ministro gabonês da Energia e Recursos Hídricos, Tony Ondo Mba, representou o Gabão e África na 13ª reunião de peritos de alto nível e do painel de Líderes sobre a água e catástrofes naturais que se realizou na terça-feira, 25 de junho, em Nova Iorque, na sede da Fundação Ford.
O governante apresentou-se na sua dupla qualidade de Presidente dos Ministros Africanos responsáveis pela Água (AMCOW) e de ministro gabonês da Energia e Recursos Hídricos, representando a África na sede da Fundação Ford por ocasião de uma reunião do grupo de especialistas de alto nível sobre desastres naturais, que está se a tornar mais frequente como resultado do aquecimento global.
O ministro gabonês lembrou a urgência de tomar medidas concretas contra desastres naturais relacionados com a água e as alterações climáticas, dos quaIs a África é uma das principais vítimas, embora o continente emita poucos gases com efeito estufa, ao contrário da América do Norte, Ásia ou Europa.
Tony Ondo Mba também reiterou a vontade do Presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, do qual se tornou porta-voz, o qual, nas Nações Unidas tinha dado impulso sem precedentes para a iniciativa Africana se adaptar à mudança climática, organizando no passado dia 24 de Setembro uma mesa redonda dedicada à mobilização de recursos para este programa de adaptação às alterações climáticas à escala do continente africano.
Finalmente, o ministro gabonês destacou a solidariedade da AMCOW com os países africanos recentemente afetados pelos ciclones Idai e Kenneth.
O Gabão é um dos países mais avançados na luta contra o aquecimento global.