Ministro gabonês da Energia e Recursos Hídricos representou o Gabão e África na 13ª reunião da HELP

O ministro gabonês da Energia e Recursos Hídricos, Tony Ondo Mba, representou o Gabão e África na 13ª reunião de peritos de alto nível e do painel de Líderes sobre a água e catástrofes naturais que se realizou na terça-feira, 25 de junho, em Nova Iorque, na sede da Fundação Ford.

O governante apresentou-se na sua dupla qualidade de Presidente dos Ministros Africanos responsáveis pela Água (AMCOW) e de ministro gabonês da Energia e Recursos Hídricos, representando a África na sede da Fundação Ford por ocasião de uma reunião do grupo de especialistas de alto nível sobre desastres naturais, que está se a tornar mais frequente como resultado do aquecimento global.

O ministro gabonês lembrou a urgência de tomar medidas concretas contra desastres naturais relacionados com a água e as alterações climáticas, dos quaIs a África é uma das principais vítimas, embora o continente emita poucos gases com efeito estufa, ao contrário da América do Norte, Ásia ou Europa.

Tony Ondo Mba também reiterou a vontade do Presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, do qual se tornou porta-voz, o qual, nas Nações Unidas tinha dado impulso sem precedentes para a iniciativa Africana se adaptar à mudança climática, organizando no passado dia 24 de Setembro uma mesa redonda dedicada à mobilização de recursos para este programa de adaptação às alterações climáticas à escala do continente africano.

Finalmente, o ministro gabonês destacou a solidariedade da AMCOW com os países africanos recentemente afetados pelos ciclones Idai e Kenneth.

O Gabão é um dos países mais avançados na luta contra o aquecimento global.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique recebe do Japão cinco viaturas de bombeiros

Moçambique recebe do Japão cinco viaturas de bombeiros

O Governo japonês disponibilizou cerca de 170 mil dólares a Moçambique para a aquisição de cinco viaturas destinadas ao Serviço…
Angola: Reintegrados mais de 500 ex-militares em ações contra fome e pobreza

Angola: Reintegrados mais de 500 ex-militares em ações contra fome e pobreza

A vice-governadora provincial para o setor Político, Social e Económico de Benguela, Lídia Amaro, afirmou que 593 ex-militares foram reintegrados…
Banco Mundial indica crescimento de 4,1% para Timor-Leste

Banco Mundial indica crescimento de 4,1% para Timor-Leste

O Banco Mundial prevê que Timor-Leste registe um crescimento económico de 4,1% em 2024 e 2025, através do alívio das…
UE doa 50 milhões de euros à ONU para refugiados palestinianos

UE doa 50 milhões de euros à ONU para refugiados palestinianos

A União Europeia (UE) anunciou o envio da próxima parcela de 50 milhões de euros para a Agência das Nações…