África Subsaariana | Economia

Moody’s revê em alta a classificação do Gabão de estável para positiva

A agência de notação financeira, Moody’s, acaba de rever em alta o rating do Gabão de estável para positivo, anunciou a organização na sexta-feira passada. Esta decisão pode ser explicada pelas reformas inéditas postas em prática pelas autoridades no último ano.

A dívida do Gabão está classificada como Caa1, mas a sua perspectiva está revista em alta, de estável para positiva.

No comunicado a Moody’s refere o aumento da capacidade do Gabão para pagar a sua dívida externa. Desde o pico de 2016, o país reduziu a sua dívida em 4 pontos, de 64% para 60% do PIB.

A agência de rating antecipa uma aceleração do declínio do endividamento do país. Espera-se que este seja de 54% do PIB em 2020.

A Moody’s também felicita a redução do déficit do Gabão que se situou em 6% do PIB não petrolífero em 2018, em comparação com 10% em 2017 e 11% em 2016.

A agência de rating finalmente saúda os esforços das autoridades gabonesas para consolidar o sistema tributário e recuperar melhor o imposto.

A atualização do rating financeiro do Gabão pela Moody’s é um reflexo dos esforços do país para reformar o estado, as finanças e a função pública com medidas sem precedentes, de escala inédita, iniciadas em 2018.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo