África Subsaariana | Segurança

Nigéria: Exército anuncia resgate de 148 reféns do Boko Haram

O Exército Nigeriano anunciou na segunda-feira o resgate de 148 reféns do Boko Haram, incluindo 58 mulheres que estavam a ser usadas como escravas sexuais. Além das mulheres, 15 homens e 75 crianças foram resgatados do grupo terrorista pelas tropas da 21ª Brigada apoiada por membros da Força de Operação Conjunta Civil, segundo um comunicado do Exército.

De acordo com a declaração do Diretor Adjunto de Relações Públicas da Operação Lafiya Dole, Coronel Onyema Nwachukwu, as tropas resgataram os reféns em Modu Kinetic, uma aldeia na remota área do governo local de Bama, no estado de Borno.

Os reféns foram libertados no domingo, enquanto os soldados procediam a uma extensa operação de limpeza “para livrar a área geral de Bama, Modu Kimeri e Gulumba Gana de elementos do Boko Haram”.

“Os reféns resgatados, compreendendo 15 homens, 58 mulheres e 75 crianças revelaram que os terroristas do Boko Haram violaram as mulheres e usaram-nas como escravas sexuais,” de acordo com informação fornecida pelo exército. Enquanto as mulheres eram usadas como escravas sexuais, os homens eram usados para trabalhos forçados.

Os reféns resgatados “serão prontamente entregues aos oficiais do Acampamento de Deslocados Internos (IDP) do Bama para assistência social e administração”.

Segundo o comunicado, o objetivo da operação foi atingido nas aldeias vizinhas, incluindo as aldeias China, Sabon Gari-1, Sabon Gari-2, Sabon Gari-3 e Sabon Gari-4, de acordo com a declaração. Outras áreas libertadas pelas tropas ao longo do eixo de operação são as aldeias Nguzoduwa, Falla, Bulangala, Botori e Bula Matawa.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo