Nigéria: Surto de febre de Lassa continua a matar

As autoridades de saúde da Nigéria anunciaram a morte de uma pessoa por febre de Lassa no Hospital Nacional em Abuja, a capital do país. O anúncio foi confirmado pelo Ministro da Saúde, Professor Isaac Adewole, em comunicado assinado pela Diretora de Imprensa do Ministério Federal da Saúde, Boade Akinola.

Alegadamente, o paciente foi levado já inconsciente de um hospital privado em Kubwa, um subúrbio de Abuja, onde estava internado há 8 dias.

O Professor Isaac Adewole aconselhou a população em Abuja a estarem vigilantes e fazerem testes caso tenham sintomas de febre de Lassa – vómitos, cansaço, febre alta. Acrescentou que a auto-medicação deve ser evitada.

Até agora, a febre já matou nove pessoas no estado de Edo, desde o início do surto em novembro de 2015. De acordo com o Dr. Sylvanus Okogbenin, o diretor médico chefe do Hospital Universitário Irrua Specialist, os pacientes apresentam-se bastante tarde, daí a necessidade de sensibilização da população. Segundo ele, se os pacientes se apresentassem mais cedo, iriam receber tratamento adequado, como injeções de Ribavarin, e diálise renal – tratamentos específicos para pacientes com febre de Lassa.

Até agora, a doença viral matou 43 pessoas e foram registados 90 casos nos 10 estados do país – Bauchi, Nasarawa, Níger, Taraba, Kano, rios, Edo, Planalto, Gombe e Oyo, com Kano, Níger e Bauchi.

A população tem sido aconselhada a melhorar a sua higiene, especialmente a higiene dos alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal extradita ex-Presidente dos Transportes de Angola

Portugal extradita ex-Presidente dos Transportes de Angola

O antigo Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Transportes Colectivo e Urbano de Luanda (TCUL), Abel Cosme, foi extraditado por Portugal para Angola. O…
Vacinas da Guiné Equatorial serão pagas com luvas de Michael Jackson

Vacinas da Guiné Equatorial serão pagas com luvas de Michael Jackson

As luvas do falecido cantor Michael Jackson vão ser usadas para ajudar a pagar as vacinas contra a Covid-19 da Guiné Equatorial. Recorde-se que…
Guiné-Bissau: Boicote mata pacientes no Simão Mendes, directores demitem-se

Guiné-Bissau: Boicote mata pacientes no Simão Mendes, directores demitem-se

Oito Directores de Serviço, em carta conjunta que entregaram ao Director do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), Silvano Coelho, apresentaram…
Revista de Imprensa Lusófona de 22 de setembro de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 22 de setembro de 2021

Em Portugal o “Público” destaca que o “Estado paga subvenções vitalícias a 239 ex-políticos e juízes”. No “Diário de Notícias” lê-se “Liderança do PSD:…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin