África Subsaariana | Segurança

Nigéria: ONU recomenda reativação do Comité Nacional de Paz para as eleições de 2019

Com a aproximação das eleições gerais de 2019 na Nigéria, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou a necessidade de reativar o Comité Nacional da Paz, que desempenhou um papel crucial na garantia da eleição presidencial pacífica em 2015.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fez o anúncio no seu relatório sobre as atividades do Gabinete das Nações Unidas para a África Ocidental e o Sahel (UNOWAS).

No documento, Guterres refere que o seu Representante Especial para a África Ocidental e o Sahel, Mohammed Chambas, continuou a apoiar os esforços de paz na região, promovendo e apoiando diálogos políticos nacionais inclusivos, eleições constitucionais, democráticas e transparentes, credíveis e pacíficas.

Para este efeito, Guterres revelou que, consciente do ambiente político na Nigéria,  antes das eleições de 2019, Chambas realizou consultas com líderes políticos e religiosos em Abuja de 18 a 21 de março.

Como resultado dessas consultas, o chefe da ONU observou que “As partes interessadas concordaram com a necessidade de uma reativação completa do Comité Nacional da Paz na Nigéria.

Recorde-se que a Comissão em questão supervisionou a assinatura do Acordo de Paz de Abuja em 14 de janeiro de 2015, entre o ex-presidente do partido PDP, Goodluck Jonathan, e o seu então oponente, Muhammadu Buhari, da APC, assim como com outros candidatos presidenciais.

Como resultado deste acordo, os candidatos presidenciais de 2015 prometeram tomar medidas proativas para prevenir a violência eleitoral antes, durante e depois das eleições, bem como para cumprir todos os regulamentos estabelecidos no quadro legal das eleições na Nigéria.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo