O que aconteceu na Igreja Católica de Ozubulu

Fontes na Nigéria afirmam que o massacre de Ozubulu no inicio de agosto foi levado a cabo por gangs da África do Sul, tentando vingar a morte de um dos seus elementos.

A 6 de Agosto, atiradores não identificados atacaram a Igreja Católica de St. Phillips na vila de Ozubulu, no Estado de Anambra, durante a celebração da eucaristia, tendo morto 12 pessoas e ferido outras 25. Os atacantes tinham um alvo especifico mas descobriram só no interior que ele não se encontrava na igreja, tendo começado a disparar indiscriminadamente.

A população disse que os atacantes estavam atrás do Chefe Alloysius Ikegwuonu, também conhecido como “Bispo”, que construiu e doou a Igreja de St. Phillips à comunidade.

De acordo com Ike Mike, um residente de Ozubulu, o problema começou na África do Sul entre o Bispo e um empresário rival e membros do seu gang.

“O Bispo, um traficante de droga já bem estabelecido na África do Sul, tinha um distribuidor que foi trabalhar para Obrocho, seu rival. “

O vendedor que abandonou o Bispo foi morto numa troca de tiros entre gangs, tendo o Bispo sido acusado de ter sido ele a ordenar a morte.

“O falecido era natural de Mbaise, uma aldeia próxima de Ozubulu, de onde o Bispo é também natural”, revelou Chris Oke, residente em Awka.

Na semana passada, o porta voz da policia nigeriana divulgou que três pessoas envolvidas no massacre tinham sido detidas e assegurou que todos os envolvidos, quer fossem residentes na Nigéria ou no estrangeiro iriam enfrentar a justiça.

“Atualizamos a noticia para divulgar que detivemos três suspeitos e temos agora mais pistas que nos levam aos restantes envolvidos, e muito em breve os nigerianos irão testemunhar que deteremos o verdadeiro culpado deste crime”.

Desconhece-se até ao momento o paradeiro do Bispo e do seu rival Obrocho, estando a policia a investigar o caso como sendo um ajuste de contas entre rivais.

 

Illyia Kure, correspondente na Nigéria (Kaduna)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: PR apela à transferência de mais poderes para os municípios

Cabo Verde: PR apela à transferência de mais poderes para os municípios

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, reforçou mais uma vez a necessidade de serem transferidos mais…
Brasil: Apresenta novo submarino fruto de programa conjunto “em prol da paz”

Brasil: Apresenta novo submarino fruto de programa conjunto “em prol da paz”

O presidente da França, Emmanuel Macron, participou, no Brasil, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último…
Angola defende mais cooperação inter-parlamentar com Portugal

Angola defende mais cooperação inter-parlamentar com Portugal

A presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, ​defende o reforço das relações de cooperação inter-parlamentares com Portugal. A…
Moçambique: Momade apoiado por generais da Renamo nas eleições

Moçambique: Momade apoiado por generais da Renamo nas eleições

Os generais da Renamo declararam apoio “incondicional” ao atual presidente do partido, Ossufo Momade, para ser reeleito nas eleições que…