ONU diz que cooperação sustentada é vital para ultrapassar os maiores desafios na Somália

O enviado especial da ONU para a Somália, Michael Keating, alertou esta semana que uma “cooperação sustentada” é essencial para enfrentar os desafios atuais na Somália, informa o portal da agência de notícias da ONU. Michael Keating explica que é fundamental existir um trabalho conjuntos entre todos os “poderosos” na Somália e a nível internacional, pois “quando não cooperam, os riscos são enormes”, reforça.

No comunicado publicado esta quarta-feira, Michael Keating refere outros desafios, tais como “a corrupção generalizada e a vontade dos poderosos de usar a violência, ou a ameaça de violência, contra oponentes”, e ainda “a ausência de governo local funcional”. De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), o número de pessoas na fase de emergência humanitária tem vindo a aumentar, passando de 83 mil em janeiro para 866 mil pessoas em novembro de 2017.

Dentro dos vários desafios na Somália, o maior é o desafio humanitário, de prestar assistência aos milhões de civis somalis que, só este ano, foram obrigados a deslocar-se devido aos conflitos crescentes no país. Em todo o país, cerca de 6,2 milhões precisam de assistência humanitária e de proteção, sendo que mais de metade desse número requer uma assistência urgente.

Para 2018, a ONU refere que as previsões são “sombrias” e lembra o fenómeno climático “La Niña”, que se espera que atinja o país em meados do próximo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Renomadas figuras do MPLA querem visitar JES

Angola: Renomadas figuras do MPLA querem visitar JES

Um grupo de renomadas figuras do MPLA, liderado por António Domingos Pitra Costa Neto, quer visitar o ex-Presidente angolano José…
14 milhões de transações e 73 milhões de euros de apoio aos setores abrangidos no âmbito do IVAucher

14 milhões de transações e 73 milhões de euros de apoio aos setores abrangidos no âmbito do IVAucher

O Programa IVAucher contribuiu, até ao momento, com cerca de 73 ME para a os setores do alojamento, cultura e…
Moçambique: Cinco pessoas assassinadas por terroristas em Mecula

Moçambique: Cinco pessoas assassinadas por terroristas em Mecula

A aldeia Alassima, no distrito de Mecula, foi atacada por um grupo de cerca de 20 terroristas na segunda-feira, 27…
Cáritas Internacional faz apelo urgente para Afeganistão

Cáritas Internacional faz apelo urgente para Afeganistão

A Cáritas Internacional apela a uma ação humanitária urgente para o Afeganistão. De acordo com a confederação internacional, existem crianças…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin