África Subsaariana | Magrebe | Sahel

Petição exigindo que a Disney remova a marca registada “Hakuna Matata” ganha impulso

Uma petição acusando a Disney de “colonialismo e roubo” por registar uma frase usada no filme O Rei Leão, atraiu mais de 30.000 assinaturas.

“Hakuna matata” significa “não há problema” ou “não se preocupe” na língua suaíli, que é falada em toda a África Oriental. A Disney aplicou pela primeira vez a marca registada do slogan em 1994 – o mesmo ano em que lançou a animação O Rei Leão.

O organizador da petição, Shelton Mpala, espera poder convencer a empresa norte-americana a abandonar sua marca registada “hakuna matata”. “Muitos falantes de suaíli ficaram chocados, não tinham ideia de que isso estava a acontecer”, disse Mpala à BBC.

“Crescendo no Zimbábue, sempre tive o entendimento de que a língua de uma cultura era a sua riqueza”. A Disney não respondeu ao pedido de comentários da BBC.

A marca do Rei Leão também inclui um musical de palco, mercadorias como t-shirts, brinquedos e jogos de computador, além de várias sequências de filmes e spin-offs de TV.

Mpala diz que, não sendo um falante de suaíli, ele acredita que a marca registada é meramente o mais recente exemplo de que a África está a ser “explorada de alguma medida, moda ou forma”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo