RDCongo aguarda pela primeira estimativa dos resultados da eleição presidencial

Martin Fayulu, Emmanuel Ramazani Shadary ou Felix Tshisekedi será o vencedor da eleição presidencial na República Democrática do Congo (RDC) e o sucessor de Joseph Kabila. Apesar de o candidato da Maioria Presidencial, Emmanuel Ramazani Shadary, ter imediatamente manifestado uma confiança desconcertante na vitória, Martin Fayulu ainda acredita que uma surpresa é possível, e Felix Tshisekedi insiste em acreditar num milagre.

Este domingo 30 de Dezembro, cerca de 40 milhões congoleses foram chamados às urnas para, finalmente, escolherem o sucessor de Joseph Kabila. Apesar de terem sido registadas várias anomalias durante o processo, devido às chuvas torrenciais e múltiplas “máquinas de voto” estarem inoperacionais, assim como tentativas de fraude que desencadearam violências provocando em quarto mortos, o caos previsto por alguns analistas não teve lugar, mas o ambiente permanece tenso em todo o país enquanto aguarda pelas primeiras estimativas da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), que podem ser anunciadas já esta terça-feira, 1 de Janeiro.

A contagem dos votos decorreu durante toda a noite de domingo para segunda-feira. Em alguns casos em situações anormais devido aos cortes de energia eléctrica obrigando o processo a desenrolar à luz de velas, lanternas ou luz de telemóveis.

Um corte súbito na rede internet poderá todavia provocar um atraso no anúncio das primeiras estimativas. Um bloqueio que é atribuído a problemas técnicos, mas também a uma suposta intenção do governo de impedir a partilha de imagens e vídeos através das redes internet que poderiam propagar rumores ou lançar incitações à violência. Na tarde desta segunda-feira as redes internet e serviços telemóvel permaneciam inoperacionais em Kinshasa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

UE investe 2,8 mil milhões de euros em transportes para promover mobilidade sustentável

UE investe 2,8 mil milhões de euros em transportes para promover mobilidade sustentável

A Comissão Europeia vai investir quase 2,8 mil milhões de euros em 94 projectos de transportes em toda a União…
Timor-Leste e Brasil reforçam parceria para melhorar ensino técnico e profissional

Timor-Leste e Brasil reforçam parceria para melhorar ensino técnico e profissional

O Governo de Timor-Leste, através do Ministério da Educação, assinou um novo acordo com a Embaixada do Brasil para implementar…
Quênia: 11 mortos em manifestações no país

Quênia: 11 mortos em manifestações no país

Pelo menos 11 pessoas perderam a vida durante manifestações realizadas nesta segunda-feira (7), em Nairóbi, para exigir a renúncia do…
Netanyahu indica Trump para o Prémio Nobel da Paz

Netanyahu indica Trump para o Prémio Nobel da Paz

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou que apresentou a candidatura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Prémio Nobel…