RDCongo aguarda pela primeira estimativa dos resultados da eleição presidencial

Martin Fayulu, Emmanuel Ramazani Shadary ou Felix Tshisekedi será o vencedor da eleição presidencial na República Democrática do Congo (RDC) e o sucessor de Joseph Kabila. Apesar de o candidato da Maioria Presidencial, Emmanuel Ramazani Shadary, ter imediatamente manifestado uma confiança desconcertante na vitória, Martin Fayulu ainda acredita que uma surpresa é possível, e Felix Tshisekedi insiste em acreditar num milagre.

Este domingo 30 de Dezembro, cerca de 40 milhões congoleses foram chamados às urnas para, finalmente, escolherem o sucessor de Joseph Kabila. Apesar de terem sido registadas várias anomalias durante o processo, devido às chuvas torrenciais e múltiplas “máquinas de voto” estarem inoperacionais, assim como tentativas de fraude que desencadearam violências provocando em quarto mortos, o caos previsto por alguns analistas não teve lugar, mas o ambiente permanece tenso em todo o país enquanto aguarda pelas primeiras estimativas da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), que podem ser anunciadas já esta terça-feira, 1 de Janeiro.

A contagem dos votos decorreu durante toda a noite de domingo para segunda-feira. Em alguns casos em situações anormais devido aos cortes de energia eléctrica obrigando o processo a desenrolar à luz de velas, lanternas ou luz de telemóveis.

Um corte súbito na rede internet poderá todavia provocar um atraso no anúncio das primeiras estimativas. Um bloqueio que é atribuído a problemas técnicos, mas também a uma suposta intenção do governo de impedir a partilha de imagens e vídeos através das redes internet que poderiam propagar rumores ou lançar incitações à violência. Na tarde desta segunda-feira as redes internet e serviços telemóvel permaneciam inoperacionais em Kinshasa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Estudantes sofrem com preço da habitação em Portugal

Cabo Verde: Estudantes sofrem com preço da habitação em Portugal

As associações que representam os estudantes cabo-verdianos em Portugal afirmam que a subida do preço de renda das habitações é…
Timor-Leste: Crise alimentar em risco de agravar com El Niño

Timor-Leste: Crise alimentar em risco de agravar com El Niño

O Programa Alimentar Mundial (PAM) alerta que o fenómeno climático El Niño poderá agravar a crise alimentar registada em Timor-Leste,…
Angola: "Trajetória muito positiva" da relação entre Angola e EUA pode levar a cooperação em matéria de defesa

Angola: "Trajetória muito positiva" da relação entre Angola e EUA pode levar a cooperação em matéria de defesa

A primeira visita a Angola de um secretário de Defesa norte-americano serviu para estabelecer “um diálogo anual de defesa de…
Oxford Economics prevê diminuição da inflação em Moçambique

Oxford Economics prevê diminuição da inflação em Moçambique

A consultora Oxford Economics África partilhou que a inflação em Moçambique deverá registar 6,5% em 2023. Esta percentagem representa um…