Reino Unido vai aumentar o apoio militar à Nigéria
O Reino Unido vai aumentar o seu apoio militar à Nigéria para ajudar a proteger nigerianos e britânicos dos ataques terroristas no país, anunciou a primeira-ministra britânica, Theresa May, em Abuja, na quarta-feira.
“Estamos determinados a trabalhar lado a lado com a Nigéria para ajudar a combater o terrorismo, reduzir conflitos e estabelecer as bases para a futura estabilidade e prosperidade que beneficiará todos”, disse May.
May revelou que o seu país fornecerá equipamento especializado e treino às forças nigerianas para combater o uso de artefatos explosivos improvisados (IED) por insurgentes islâmicos.
A governante também concordou com um pacote de 10,5 milhões de libras para ajudar as vítimas da escravidão moderna.
Como parte do projeto, o Reino Unido fornecerá aconselhamento para até 1.700 pessoas que tenham sido submetidas a trabalho forçado, servidão doméstica e abuso sexual, e apoiará a sua reintegração nas comunidades.
Uma iniciativa conjunta com a França também fará com que o Reino Unido ajude a Nigéria e o Níger a fortalecer a sua cooperação na fronteira para impedir o tráfico de migrantes para a Líbia e Europa.
O Reino Unido treinou cerca de 30.000 soldados nigerianos desde 2015.