Remodelação governamental no Burquina Faso

Depois de grande expectativa, a remodelação governamental tão esperada foi anunciada.

Deixam o governo Filiga Michel Sawadogo, antigo ministro do Ensino Superior, da Investigação Cientifica e Inovação, que esteve envolvido numa polémica relativa às bolsas dos estudantes burquinabês em Marrocos, e Aminata Sana/Congo, ministra do Desenvolvimento Numérico, que esteve igualmente implicada num escândalo que ficou conhecido como das “tabletes HUAWEI”.

Passam a pertencer ao executivo Jean-Claude Bouda, antigo ministro da juventude que passa a assumir a chefia do Ministério da Defesa Nacional e dos Antigos Combatentes; Alkassoum Maïga assume a pasta do Ensino Superior; Nicolas Meda, ministro da Saúde; Oumarou Idani no Ministério das Minas e por fim Hadja Fatimata Ouattara, que assume a pasta da Economia Numérica.

A grande novidade é no Ministério da Defesa que sai da tutela do Presidente para ser entregue a Jean-Claude Bouda, respeitando assim uma promessa do presidente Roch Kaboré.

Para além do novo Ministério das Minas, não passou despercebida que a criação de dois outros ministérios como resultado da divisão do ministério da Segurança, Administração Territorial e da Descentralização. Assim, Simon Compaoré passa a chefiar apenas o ministério da Segurança, e o ministério da Administração Territorial e da Descentralização foi entregue a Siméon Sawadogo. Uma decisão que revela a preocupação acrescida do executivo face ao aumento da ameaça jihadista no país.

Nenhuma alteração foi adotada no ministério dos Negócios Estrangeiros, Justiça, Economia e Finanças.

O executivo do primeiro-ministro Paul Kaba Thiéba passa a ser composto por 26 ministérios, dois ministérios delegados e quatro Secretarias de Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique regista cerca de 1.9 milhão de pessoas em insegurança alimentar

Moçambique regista cerca de 1.9 milhão de pessoas em insegurança alimentar

O Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN) informou que cerca de 1.9 milhão de pessoas poderão estar em…
Japão doa mais de 70 milhões a Timor-Leste para infraestruturas

Japão doa mais de 70 milhões a Timor-Leste para infraestruturas

O Governo do Japão doou, em 2021, 77 milhões de dólares americanos (68 milhões de euros) ao Governo de Timor-Leste.…
Angola: PGR registou 700 novos processos-crime em 2021

Angola: PGR registou 700 novos processos-crime em 2021

O Procurador-Geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, declarou que foram instaurados cerca de 700 novos processos-crime em 2021.…
Moçambique: Governo assegura expansão de abastecimento de água

Moçambique: Governo assegura expansão de abastecimento de água

O Governo moçambicano informou que vai trabalhar, em coordenação com o setor privado, para a expansão da rede pública de…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin