Remodelação governamental no Burquina Faso

Depois de grande expectativa, a remodelação governamental tão esperada foi anunciada.

Deixam o governo Filiga Michel Sawadogo, antigo ministro do Ensino Superior, da Investigação Cientifica e Inovação, que esteve envolvido numa polémica relativa às bolsas dos estudantes burquinabês em Marrocos, e Aminata Sana/Congo, ministra do Desenvolvimento Numérico, que esteve igualmente implicada num escândalo que ficou conhecido como das “tabletes HUAWEI”.

Passam a pertencer ao executivo Jean-Claude Bouda, antigo ministro da juventude que passa a assumir a chefia do Ministério da Defesa Nacional e dos Antigos Combatentes; Alkassoum Maïga assume a pasta do Ensino Superior; Nicolas Meda, ministro da Saúde; Oumarou Idani no Ministério das Minas e por fim Hadja Fatimata Ouattara, que assume a pasta da Economia Numérica.

A grande novidade é no Ministério da Defesa que sai da tutela do Presidente para ser entregue a Jean-Claude Bouda, respeitando assim uma promessa do presidente Roch Kaboré.

Para além do novo Ministério das Minas, não passou despercebida que a criação de dois outros ministérios como resultado da divisão do ministério da Segurança, Administração Territorial e da Descentralização. Assim, Simon Compaoré passa a chefiar apenas o ministério da Segurança, e o ministério da Administração Territorial e da Descentralização foi entregue a Siméon Sawadogo. Uma decisão que revela a preocupação acrescida do executivo face ao aumento da ameaça jihadista no país.

Nenhuma alteração foi adotada no ministério dos Negócios Estrangeiros, Justiça, Economia e Finanças.

O executivo do primeiro-ministro Paul Kaba Thiéba passa a ser composto por 26 ministérios, dois ministérios delegados e quatro Secretarias de Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola mantém aposta na diplomacia económica

Angola mantém aposta na diplomacia económica

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, reiterou a aposta do Governo na promoção da diplomacia económica. O…
Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

A Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), Ana Cristina Santos, acaba de ganhar um…
Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, propõe a criação de um Fundo de Desenvolvimento Local e…
Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

O chefe da missão de observação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições presidenciais em Timor-Leste, o…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin