África Subsaariana

República Centro Africana: 12 grupos armados começaram a entregar armas

Arquivo

No quadro do processo de desarmamento na República Centro-africana (RCA), 12 dos 14 grupos armados signatários do acordo de Cartum, começaram a entregar as suas armas, afirma o governo de Bangui.

“Desde o início da operação, 12 grupos armados entregaram-nos as suas listas. Temos um efectivo de 9.000 elementos, contrariamente ao que estava previsto nas nossas estimativas”, que apontavam para cerca de 5.000 elementos, explicou Bienvenu Noël Sélesson, ministro delegado para o DDRR, programa de desarmamento, desmobilização, reintegração e repatriamento.

Segundo previsto nos acordos de Cartum, uma parte dos desmobilizados vão beneficiar do programa de reinserção outros devem integrar Unidades especiais mistas de segurança, projectadas para acolher 60 % de combatentes de grupos armados, após uma formação de dois meses, e 40% de elementos das Forças Armadas Centro-africanas (FACA).

Na sexta-feira, 05 de Julho, Abdoulaye Miskine líder da Frente Democrática do Povo Centro-africano (FDPC) difundira um comunicado em que desmentia o desarmamento dos seus homens, apesar de Bienvenu Noël Sélesson reafirmar que a FDPC também aderiu ao programa.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo