República Democrática do Congo: Ataque de rebeldes faz 13 mortos

Pelo menos 13 pessoas morreram em Beni, na província nordeste de Kivu do Norte, na República Democrática do Congo (RDC), após um ataque dos rebeldes islamitas ugandenses das Forças Democráticas Aliadas (FDA), segundo fontes do governo local.

“O massacre aconteceu no último domingo à noite e foi obra dos rebeldes ugandenses que entraram na aldeia disfarçados para matar civis”, explicou o governador da província, Julien Paluku.

O porta-voz das Forças Armadas (FARDC), general Léon Richard Kasonga, explicou que o massacre aconteceu em Ntombi, povoação situada a 40 km de Beni, uma região na qual vários grupos rebeldes operam com certa liberdade apesar da presença do exército congolês e dos capacetes azuis das Nações Unidas.

Mais de 300 pessoas morreram no ano passado no município de Beni, situado na fronteira entre RDC e Uganda, e onde houve um notório aumento dos ataques das FDA.

Na província de Kivu, calcula-se que entre Novembro e Janeiro os ataques entre o FDLR e outros grupos rebeldes causaram o deslocamento de 70 mil a 82 mil pessoas rumo a Lubero, no norte. Estes ataques também foram o motivo do deslocamento de cerca de 33 mil congoleses para Uganda no ano passado.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: MpD congratula-se com distinção de país africano mais livre

Cabo Verde: MpD congratula-se com distinção de país africano mais livre

O Movimento para a Democracia (MpD) regozijou-se nesta segunda-feira, 30 de janeiro, pelo facto de Cabo Verde ter recebido a…
Moçambique: Nyusi dirige abertura oficial do ano letivo

Moçambique: Nyusi dirige abertura oficial do ano letivo

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, vai dirigir a abertura oficial do ano letivo nesta quarta-feira, 01 de fevereiro. …
Timor-Leste e ASEAN traçam linhas de adesão em Jacarta

Timor-Leste e ASEAN traçam linhas de adesão em Jacarta

O Governo timorense informou nesta terça-feira, 31 de janeiro, que Timor-Leste e os países-membros da Associação de Nações do Sudeste…
Angola: BD elege novo vice-presidente

Angola: BD elege novo vice-presidente

O Conselho Nacional do Bloco Democrático (BD) elegeu Nelson Guerra Pestana para vice-presidente do partido. Justino Pinto de Andrade deixa…