Situação dos direitos humanos no Senegal será examinada na ONU

A situação dos direitos humanos no Senegal será examinada na Revisão Periódica Universal (UPR) do órgão da ONU, pela terceira vez, na próxima segunda-feira, numa reunião que será transmitida em direto via webcast, avançou o Centro de informação das Nações Unidas (UNIC) em Dakar.

Segundo a fonte, a revisão do Senegal será baseada em três relatórios nacionais com informações apresentadas pelo Estado para análise. Há também uma compilação de informações de relatórios de peritos dos direitos humanos, conhecidos como os procedimentos especiais de orgãos criados em nome dos tratados humanos internacionais dos direitos do homem e de outros organismos das Nações Unidas, além de documentar informações de outras partes interessadas, incluindo os direitos humanos nacionais, organizações regionais e da sociedade civil.

O Senegal é um dos 14 estados a ser analisado. A delegação do Senegal será liderada por Ismaila Madior Fall, Ministro da Justiça, Ministro da Justiça. Os três estados no grupo de relatores ( “troika”) para análise do Senegal são a República Democrática do Congo, Japão e Chile, de acordo com o comunicado.

De referir que o Grupo de Trabalho sobre a Revisão Periódica Universal vai adotar as recomendações feitas no Senegal, às 15:30, em 9 de novembro. O Estado em análise indicará a sua posição sobre as recomendações recebidas durante a revisão. As recomendações serão enviadas para os meios de comunicação com antecedência, no mesmo dia, observa a mesma fonte.

O UPR é um mecanismo exclusivo para rever periodicamente a situação dos direitos humanos nos 193 países membros da ONU.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique, Dom Carlos Matsinhe, afirmou que o recenseamento eleitoral tem decorrido…
Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, promulgou cinco diplomas do Governo na segunda-feira, 15 de abril. …
Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) congratulou-se nesta quarta-feira, 17 de abril, com a visita do Papa Francisco ao…
Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, informou nesta quarta-feira, 17 de abril, que não há conversações e negociações em curso…