Senegal: Animosidade política condenada pelo Califa Geral de Mourides

Os políticos senegaleses que se destacam pela linguagem guerreira, o culto da divisão, animosidade e violência viram as suas ações condenadas por um dos homens mais influentes no país: o Califa Geral de Mourides (fraternidade Sufi, fundada no início do século XX pelo xeque Ahmadou Bamba e que desempenha um importante papel económico e político).

À margem da cerimónia oficial do Grande Magal de Touba, o religioso instou os políticos a evitar envolverem-se em tudo o que cria divisão, adversidade e animosidade entre as populações.

“A vocês que se dedicam à política, lembro-vos que é preciso evitar qualquer forma de política que divida as pessoas, que crie a adversidade e animosidade entre elas”, disse Serigne Mbacke Mountakha, citado pelo seu porta-voz.

Salientando que “aquele que aspira a liderar um país deve primeiro assegurar que a sua procura (do poder) é feita da melhor maneira possível”, o guia comunidade Mouride acrescentou que, “todos devem evitar dizer, fazer, ou ver alguém fazer ou dizer qualquer coisa que possa criar tensão, confrontos. Porque, as consequências não serão limitadas apenas àquele que cria tensões ou choques, mas será capaz de afetar a todos “.

Serigne Mountakha Mbacké também pediu às autoridades e à classe política em geral que evitassem mergulhar os prazeres fúteis e na corrupção da moral, na administração dos assuntos do Estado.

“Se nós pervertemos valores, nós perdemos as pessoas e comprometemos o seu futuro. (…). Evitem o mundanismo e a perda de valores “, pediu o Califa, insistindo que  “um país não é construído no mundanismo, na perda de valores, mas sim na educação, formação e trabalho”.

O Califa também pediu aos muçulmanos para não evidenciarem as suas pequenas diferenças, mas sempre favorecer os seus pontos comuns.

Serigne Mountakha Mobbed espera desta forma contribuir para o apaziguamento do clima político marcado por tensão e abuso verbal, quatro meses após a eleição presidencial.

Recorde-se que no Senegal, o conselho do Califa Geral de Mourides é levado muito a sério por toda a população, incluindo os políticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Alguns russos decidiram incendiar postos de recrutamento desde o início da mobilização parcial de reservistas decretada pelo Presidente do país, Vladimir…
Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin