África Subsaariana

Senegal: Apreendida uma tonelada de cocaína em menos de uma semana em Dakar

Em menos de uma semana, o porto de Dakar foi palco de operações alfandegárias que levaram à apreensão de uma tonelada de cocaína.

A primeira apreensão foi feita na quarta-feira, 26 de junho, quando foram encontrados 238 quilos de cocaína em sacos nas malas de quatro carros da marca Renault Kwid, num barco que partiu do porto de Paranaguá (Brasil) com destino a Luanda, capital da Angola.

Quatro dias depois a alfândega senegalesa apreendeu mais 750 quilos de cocaína também em 15 veículos da marca francesa Renault de um lote contendo “dezenas” de carros novos, disse um comunicado da alfândega senegalesa. “A apreensão foi feita num barco proveniente do Brasil”, disse a fonte. O valor da cocaína não foi especificado.

Pelo menos 15 pessoas de nacionalidade senegalesa foram detidas no âmbito deste caso, de acordo com a imprensa local.

As apreensões de cocaína muitas vezes são feitas no porto de Aeroporto Internacional de Dakar e Diass, a cerca de 50 km da capital senegalesa, que continua a ser um dos mais importantes locais de trânsito de mercadorias e passageiros da África Ocidental.

A apreensão recorde de cocaína no Senegal – 2,4 toneladas – foi realizada em julho de 2007, na área de Mbour.

A cocaína, produzida principalmente na Colômbia, Bolívia e Peru, viaja cada vez mais pelo mar com paragens programadas no Caribe, Norte da África e na África Ocidental, zonas de trânsito importantes, de acordo com especialistas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo