África Subsaariana | América do Norte

Senegal: Assinados cinco memorandos de entendimento com os EUA na visita oficial de Mike Pompeo

Secretário de Estado EUA, Mike Pompeo

No âmbito da visita oficial ao Senegal de Mike Pompeo, Secretário de Estado americano, foram assinados cinco memorandos de entendimento por ocasião de uma mesa redonda com membros dos setores privados senegalês e americano e o ministro da Economia, do Planeamento e da Cooperação, realizada no domingo.

Acabamos de assinar memorandos de entendimento entre empresas, agências e empresas estatais americanas, bem como o governo do Senegal, para o financiamento, desenvolvimento e execução de diferentes projetos em diversos setores“, afirmou o ministro Amadou Hott.

Para o setor de energia, o Diretor Geral da Senelec assinou um acordo com a American GE para, entre outras coisas, o desenvolvimento de uma nova central de 300 MW. Também foi assinado um acordo com Weldy Lamont como parte de um projeto de acesso a eletrificação.

A Fonsis rubricou um memorando de entendimento com a GE para um projeto para elevar dos quadros médicos nos hospitais senegaleses, enquanto o Ministério da Economia, Cooperação e Planeamento também assinou um acordo com o Grupo ABD para o desenvolvimento da infraestrutura social como habitação social.

Também discutimos com o Secretário de Estado foi no sentido de pressionar as empresas americanas, que produzem em outros países, a mudarem-se para o Senegal, a produzir a partir do Senegal e a exportar, para servir mercado senegalês, em parceria com o setor privado nacional”, acrescentou.

Por sua parte, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que a assinatura desses acordos continua a ser uma etapa muito importante na viagem ao Senegal. “É importante falar sobre o setor privado, porque é o setor privado que impulsiona o crescimento económico. Isso é importante para os EUA e para o povo senegalês. Não apenas agregará valor ao Senegal, mas também será positivo para essas empresas americanas“, afirmou Mike Pompeo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo