África Subsaariana | Economia

Senegal: FAR retira-se do petróleo senegalês

A Far Limited também se retira do petróleo senegalês. Segundo informações do IGfm, a petroleira, que detinha 15% do capital da Sangomar, decidiu vender toda a sua participação.

A companhia celebrou um contrato de compra e venda com a Ongc Videsh Vankorneft, uma empresa indiana. O acordo abrange todos as participações nos blocos Rufisque Offshore, Sangomar e Sangomar Deep Offshore.

A Ongc Videsh Vankorneft pagará à Far Limited 45 milhões de dólares e irá reembolsar, no valor de 66,58 milhões de dólares, os pagamentos que Far teve de fazer no âmbito da joint venture com a Pétrosen, Cairn Energy e Woodside. Pagamentos condicionais, limitados a 55 milhões de dólares, também estão incluídos na transação. No total, Far espera arrecadar 130 milhões de dólares em dinheiro no final da venda apresentada aos acionistas da empresa para validação. O Estado do Senegal também terá de aprovar.

“Estamos prontos para levar este acordo aos nossos proprietários e gostaríamos de agradecer à Ongc pelo seu interesse e cooperação. A Ongc é uma empresa bem conceituada, com interesses globais em exploração e produção. Acreditamos que será uma parceira valiosa para a Petrosen e a Woodside no futuro”, disse Cath Norman, diretora administrativa da Far.

Dificuldade em conseguir financiamentos

Recorde-se que a Far Limited teve dificuldade em responder aos pedidos de financiamento da joint venture que, até agora, a reúne com a Petrosen, Woodside e Cairn Energy. A empresa não foi capaz de cumprir a sua parcela do investimento da fase de Desenvolvimento. Uma situação que foi atribuída ao impacto do Covid-19.

“O mercado de financiamento e venda de ativos está fraco desde que o impacto da Covid foi sentido em março deste ano. Nessas circunstâncias, a oferta da Ongc representa a melhor opção disponível no momento e estamos confiantes de que os nossos proprietários votarão por esta transação”, disse Norman.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo