África Subsaariana

Senegal: Instituto de formação em inteligência artificial previsto para 2020

O Senegal tem previsto para 2020 a abertura de um Instituto de formação em inteligência artificial. O projeto vem do francês Nicolas Poussielgue, que trabalhou durante anos com o Ministério da Educação Nacional. A valorização da ciência africana e senegalesa será estendida ao novo estabelecimento.

O Instituto de Tecnologia de Dakar, a escola cujo negócio principal se concentra na inteligência artificial, também estará interessado em disciplinas desde blockchain até ao reconhecimento de imagem, através de processamento de texto automatizado ou Big Data. Além disso, os cursos serão ministrados em francês, enquanto os apoios serão dados em inglês, por necessidade profissional, para que os alunos dominem os anglicismos do campo.

O curso, que inclui uma licença para Big Data e um mestrado em IA, é certificado pelo Ministério do Ensino Superior e Investigação. O início está previsto para 2020.

Este conceito será alargado para a Costa do Marfim, com intervenções locais para os cursos.

Nos últimos tempos observa-se que a inteligência artificial está cada vez mais no centro das atenções. Em 23 de julho de 2019, a Universidade Virtual do Senegal (UVS), por exemplo, assinou um acordo de parceria com a UMK, uma universidade da Malásia em perspectiva da próxima abertura de masters de IA e Big Data em breve no Senegal.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo