África Subsaariana

Senegal: Macky Sall inaugura o primeiro grande parque eólico em Taïba Ndiaye

O primeiro projeto de energia renovável do Senegal será lançado oficialmente nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, pelo Presidente Macky Sall, em Taïba Ndiaye, no departamento de Tivaouane. Cerca de 323 milhões de francos CFA foram investidos para a implantação das 46 turbinas eólicas do parque.

Localizado em Taiba Ndiaye, a cerca de cem quilómetros da capital senegalesa, Dakar, na fronteira com o Oceano Atlântico, cobre 40 hectares, o parque eólico de Taiba Ndiaye já começou a produzir eletricidade. Em plena capacidade, fornecerá 15% de energia renovável adicional ao Senegal.

Demorou menos de dois anos para construir o parque eólico Taiba Ndiaye, o maior da África Ocidental. As turbinas movidas a vento do Atlântico, fornecerão eletricidade a partir de fontes renováveis por pelo menos 20 anos.

Construído pela Lekela, uma empresa sediada em Amsterdão, muito ativa em todo o continente africano, o parque eólico é composto por 46 turbinas Vestas que produzirão 158,7 MW, o que levará a um aumento de 15% na capacidade de produção do Senegal e reduzirá gradualmente a produção de energia a partir de combustíveis fósseis de 87% hoje para 8% até 2030.

O Presidente Macky Sall expressou o desejo de fazer do Senegal um líder africano em energias renováveis. Em 2016, inaugurou quatro instalações de energia solar, para atingir uma meta de 30% de energia verde para o país.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo