África Subsaariana

Senegal: Morreu o lendário músico Balla Sidibé da Orquestra Baobab

Balla Sidibé, o lendário músico senegalês e fundador do grupo Orchestra Baobab, morreu na quarta-feira em Dakar. Um comunicado da associação musical do Senegal disse que Sidibé morreu durante o sono “depois de um dia inteiro de ensaios com os seus companheiros musicais”.

Entretanto a imprensa local informou que Sidibé, que tinha mais de 60 anos, morreu após uma curta doença. O colega de banda de Sidibé, Thierno Kouyate, disse à Agência de Imprensa do Senegal que a perda de Sidibé foi “muito difícil” de várias maneiras.

“Francamente, perdemos dois músicos monumentais sem comparação pois ele era cantor e baterista em simultâneo”.

Em comunicado, a antiga gravadora do grupo, o World Circuit, lamentou o falecimento de Sidibé. “Estamos muito tristes em anunciar que Balla Sidibé, membro fundador, vocalista, percussionista e compositor da Orchestra Baobab faleceu esta manhã. Balla era um gigante da música africana e um homem grande e gentil. Os nossos pensamentos estão com a sua família, amigos e colegas músicos”.

A Orchestra Baobab, uma banda senegalesa criada em 1970, tornou-se um dos grupos africanos mais bem-sucedidos daquela década. A banda combinou ritmos cubanos, soul e jazz com música tradicional do Senegal e de outras partes da África.

O grupo dissolveu-se na década de 1980 tornou a reunir-se em 2001.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo