O Presidente da República da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, prolongou a sua estadia no Senegal, onde participou no encontro da Liberal Internacional, para assistir à oficialização da candidatura do presidente Macky Sall às próximas eleições presidenciais.
A presença de Alassane Ouattara para manifestar o seu apoio ao seu homólogo, foi vista por alguns senegaleses como uma “interferência”.
No seu discurso, Outtara declarou “Eu sou senegalês. Eu vim para para mostrar-lhe admiração e gratidão”, acrescentando: “Desejamos um segundo mandato a Macky Sall. Eu conheço o Senegal, moro aqui há muito tempo e sei o que está a fazer pelo seu país, mas também na sub-região.”
As declarações de Alassane Ouattara não são do agrado de alguns senegaleses que, na internet, pediram ao Presidente da Costa do Marfim que escolha um presidente para os marfinenses. “Cuide da Costa do Marfim que vergonhosamente entregou à França numa bandeja de ouro, sacrificando o seu irmão Laurent Gbagbo. Toda a África te odeia! Para o diabo vendido! É por causa dos traidores como você que a África demora a embarcar no caminho do progresso e da modernidade “, dizem os cibernautas.
Lembre-se que os senegaleses são chamados às urnas a 24 de fevereiro de 2019 para a primeira ronda das eleições presidenciais.