África Subsaariana

Senegal: Polícia nacional no centro de um escândalo

A polícia nacional do Senegal está no centro de um escândalo. O comandante da Policia territorial, General Brigadeiro Moussa Fall, publicou uma nota para apontar para a “existência de contas de fundos ilícitos nas brigadas.

“Constatei nas brigadas da polícia territorial, que foram abertas contas em nome da unidade sem qualquer base legal”, assinalou o general no comunicado.

Segundo Fall foram detetadas três contas – uma diária, uma semanal e um fundo especial de um comandante de brigada.

A primeira “tem um montante até dez mil francos e mais, de acordo com a importância dos serviços realizados”. A segunda é “fixada em quinze mil francos por dia, sob o pretexto de satisfazer as necessidades e problemas relacionados com a manutenção do equipamento da unidade, o ordenado, o pagamento do descodificador, etc.” Enquanto o terceiro fundo é “estabelecido para o benefício (do comandante), com pagamentos de uma a duas vezes por semana, de cem mil a mais”.

Segundo as investigações que ainda estão em curso, esses fatos constituem “uma prática em escala nacional”. O general Fall manisfestou a sua indignação contra “tais práticas escandalosas, que não honram a instituição menos ainda o valor incorporado do polícia”.

O militar defende que estes casos “merecem ser denunciados e os responsáveis sancionados”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo