Senegal: Polícia usa violência para impor recolher obrigatório

Guiné-Conacri - Polícia

O aparecimento do coronavírus acompanhado de uma propagação preocupante no Senegal levou a que o Presidente da República tenha estabelecido um estado de emergência com toque de recolher. A medida teve o efeito de restringir a circulação de cidadãos que agora devem interromper todo o tráfego entre 20h e 06h, salvo raras exceções. As forças de segurança foram mobilizadas para fazer cumprir a decisão da autoridade.

No entanto, a determinação de alguns agentes de segurança foi implacável e usaram de forma exacerbada a força para fazer cumprir a lei.

Desde a entrada em vigor deste decreto, na terça-feira às 20h, vários internautas filmaram e publicaram vários vídeos nas redes sociais em que mostram pessoas em carros ou a pé a ser espancadas ou perseguidas por homens de uniforme nas diferentes ruas de Dakar e Touba.

Num comunicado de imprensa, o Forum Justiciable, lamenta aquilo que considera que pode ser comparado à “tortura” e apelou “aos cidadãos que respeitem o toque de recolher“.

O gabinete executivo do Forum Justiciable observou através de imagens e vídeos chocantes que circulam nas redes sociais que homens de uniforme estão a agredir violentamente quem não cumpre o toque de recolher. Esse comportamento, que equivale a tortura, viola seriamente a dignidade dos cidadãos”.

“O Fórum Justiciable insta os cidadãos a respeitar o toque de recolher e outras medidas resultantes do estado de emergência declarado“, refere o comunicado.

One Comment

  1. Sérgio Manuel Alves Barreiros

    Objet : Fraude bancaire
    Je suis victime d’une fraude bancaire à la Grande Banque Privée de Dakar/Sénégal, avenue Albert Sarraut 46, Dakar/Sénégal. Propriété du groupe financeiro RBS. Je m’appelle Sérgio Barreiros, j’ai 70 ans et je vis au Portugal.Veuillez avertir la police criminelle de Dakar et parler à M. Mathew Philips ou Mme Laura Pat, employés et gestionnaires de la GPB, de mon compte bancaire.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Primeiro-ministro aprova Palestina como membro pleno da ONU

Portugal: Primeiro-ministro aprova Palestina como membro pleno da ONU

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, afirmou que vê “com bons olhos” o facto de a Palestina vir a adquirir…
Moçambique: Naparamas abatem dez terroristas em Macomia

Moçambique: Naparamas abatem dez terroristas em Macomia

A força paramilitar Naparamas anunciou, ontem, ter morto pelo menos 10 insurgentes durante uma invasão a um esconderijo do grupo,…
Cabo Verde já pagou 400 mil contos em contribuições a organizações internacionais

Cabo Verde já pagou 400 mil contos em contribuições a organizações internacionais

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares, partilhou no Parlamento que, entre 2021 e 2023, o…
Moçambique: Administração Nacional de Estradas precisa de 690 milhões de meticais para reconstruir estradas

Moçambique: Administração Nacional de Estradas precisa de 690 milhões de meticais para reconstruir estradas

Nurbina Noormahomed, delegada da Administração Nacional de Estradas (ANE), informou, esta sexta-feira, que a ANE necessita de 690 milhões de…