Numa altura em que a epidemia do coronavírus continua a crescer no Senegal, a sobrelotação dos transportes públicos de Dakar levanta preocupação. As autoridades, que reiteram constantemente a importância de respeitar as medidas de distanciamento social, são mais do que nunca desrespeitadas.
De fato, apesar da propagação da pandemia de Covid-19, a sobrelotação dos transportes rápidos aconteceu de imediato. De Yeumbeul (subúrbio de Dakar) a Liberté 6, via Pikine, os veículos de transporte público circulam com a lotação exagerada.
Além dos lugares sentados, há passageiros em pé, enquanto outros ocupam os estribos. No entanto, os sindicalistas do setor de transporte rodoviário, que protestam constantemente contra a atuação das forças de segurança, fecham os olhos para esta situação.
Esta situação implica que os utilizadores dos transportes públicos permanecem expostos à pandemia do Covid-19. E se nada for feito, o país corre o risco de voltar às medidas restritivas.
De referir, que a realidade da pandemia não melhorou desde o levantamento do estado de emergência e do toque de recolher.
Com 125 novos casos registados no sábado, o Senegal tem, até ao momento, 8.669 casos positivos, incluindo 5.859 curados, 163 óbitos e 2.646 ainda em tratamento.