A Diretora Geral de Saúde Pública e presidente do Comité Nacional para a Gestão de Epidemias (Cnge), Marie Khémesse Ngom Ndiaye, informou esta quinta-feira que dos 1.161 exames realizados, 51 deram positivo para o coronavírus.
Dos 51 casos, 40 são de contato seguidos pelos serviços do Ministério e 11 são resultado de transmissão comunitária. Esses últimos pacientes estão distribuídos da seguinte forma: 1 em Mbao, 1 nos maristas, 8 em Touba, 1 em Mbacké.
De acordo com o comunicado de imprensa 19 pacientes do hospital foram testados negativos, pelo que são considerados curados. São 7 em Dalam Jamm, 5 em Touba, 3 em Ziguinchor, 3 Fann e 1 no hospital de Diamniadio. Além disso, o estado de saúde dos pacientes hospitalizados é estável.
O presidente do Comité Nacional para a Gestão de Epidemias (Cnge) anunciou também a existência de 2 casos nas unidades de cuidados intensivos no Hospital Fann e no Hospital Principal de Dakar, respetivamente, onde estão a ser tratados há alguns dias.
Até ao momento, o Senegal registou 933 casos positivos, dos quais 334 pessoas curadas, 9 mortes, 1 evacuado (acabou por morrer em França) e 589 pacientes acompanhados em hospitais.
O Ministério da Saúde e Ação Social insta as populações a respeitarem as medidas de proteção individual e coletiva.