O Serviço de Alfândegas da Nigéria interceptou um contentor que transportava armas para o país. A apreensão veio confirmar às autoridades rumores de importação de armas através dos portos da Nigéria. Já em 2011, um cidadão iraquiano tinha sido detido na Nigéria por envolvimento neste crime.
O Controlador-Geral das Alfândegas, Coronel Hammed Ibrahim Ali (REF) disse numa conferência de imprensa em Lagos na segunda-feira, que a unidade de operações anti-contrabando, com base numa denúncia, apreendeu um camião em Apapa, Lagos que transportava o referido contentor.
“O camião foi apreendido foi levado para a Unidade de Operações Federal Zona A em Ikeja, onde uma inspecção revelou 49 caixas contendo um total de 661 armas tipo shotgun pump action escondidas em portas de aço e outras mercadorias.
“Estas armas são absolutamente proibidas, portanto esta importação é ilegal. Esta infração grave é ainda menos aceitável se considerarmos a frágil situação de segurança em algumas partes do país. Três pessoas já foram detidas em connecção com esta importação ilegal”, disse o controlador-geral.
Os três detidos são o importador, o agente alfandegário que libertou a mercadoria e o agente navegador.
O Controlador-geral disse ainda que a investigação já começou e que ordenou que as buscas e a investigação sejam bastantes exaustivas no sentido de apurar todos os responsáveis neste negócio.
Correspondente em Kaduna, Iliya Kure