África Subsaariana

Sudão do Sul: Riek Machar já chegou à Etiópia para negociações para acabar com a guerra civil

O líder rebelde do Sudão do Sul, Riek Machar, chegou à Etiópia esta quarta-feira para uma reunião com o presidente do Sudão, Salva Kiir, como parte das negociações para um acordo sobre o fim de uma guerra civil que dura há cinco anos, informaram um porta-voz rebelde e uma autoridade etíope.

“Sim, posso confirmar que o nosso presidente chegou ao aeroporto de Addis Abeba esta manhã”, disse o porta-voz Lam Paul Gabriel, citado pela Reuters e referindo-se a Machar, que foi mantido em prisão domiciliar na África do Sul desde o final de 2016 depois de fugir do Sudão do Sul.

Um funcionário do governo etíope também confirmou a chegada de Machar e disse que se encontrará com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, antes de conversar com Kiir.

Kiir e Machar devem reunir-se esta quarta-feira, naquele que será o primeiro encontro entre os dois líderes desde que um acordo de paz entre o governo e o grupo rebelde de Machar fracassou em agosto de 2016.

Em dezembro de 2013, apenas dois anos após a independência em relação ao Sudão, tropas leais a Kiir e a Machar entraram em confronto provocando a morte de dezenas de milhares de pessoas.

As Nações Unidas acusam ambas fações de cometer atrocidades contra civis.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo