Sudão do Sul: Tropas rebeldes atrasam a sua chegada a Juba

Um possível atraso pode acontecer na chegada a Juba, capital do Sudão do Sul, do líder rebelde Riek Machar, que é uma parte crucial para a implementação do acordo assinado em agosto passado entre o governo de Juba e o Movimento da Oposição de Libertação do Povo do Sudão (SPLM-In Opposition).

Na semana passada, o líder rebelde Machar afirmou que estava pronto para regressar a Juba, uma vez que a cidade tinha sido desmilitarizada e que o primeiro grupo de 1.370 elementos das suas tropas tinham sido transportados para Juba.

Entretanto, o porta-voz militar do SPLM-In Opposition, coronel William Gatjiath Deng, afirmou que as tropas não vão chegar a Juba na próxima quinta-feira, como agendado, devido ao governo do Sudão do Sul não ter designado áreas de acantonamento, alimentação e apoio médico para as tropas.

Segundo declarações do coronel Deng, a Comissão de Avaliação e Monitorização (JMEC) ainda não deu garantias ao governo etíope para permitir a passagem dos rebeldes, com o seu armamento ligeiro pela Etiópia.

O militar acrescentou que o IGAD-Plus, que inclui a Comunidade do Leste Africano, a União Africana, China, União Europeia, Reino Unido, EUA e Nações Unidas, deve transportar a tropas rebeldes até Juba. Mas, uma vez que as tropas cheguem a Juba, o governo do Sudão do Sul será responsável pelo seu transporte para as zonas de acantonamento.

Entetanto, o ministro da Informação do Sudão do Sul, Michael Makuei, afirmou que os rebeldes ainda não enviaram os nomes dos seus membros ao transportador que os deve levar a Juba, assim com o tipo de armas que transportam.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Venezuela: As inscrições para as eleições presidenciais venezuelanas encerraram

Venezuela: As inscrições para as eleições presidenciais venezuelanas encerraram

Doze candidatos, todos homens, foram admitidos pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, para as eleições a realizar no dia 28…
Cabo Verde tem novo Embaixador em Itália

Cabo Verde tem novo Embaixador em Itália

Cabo Verde terá Estevão Tavares Vaz como novo embaixador em Itália. O diplomata afirmou no seu discurso que, apesar de…
Moçambique: Cabo Delgado registou mais de oito mil casos de tuberculose durante o ano 2023

Moçambique: Cabo Delgado registou mais de oito mil casos de tuberculose durante o ano 2023

A Província de Cabo Delgado registou um aumento de casos de tuberculose durante o ano de 2023. No total foram…
Angola: Candidato à presidência do PRS quer anulação de Congresso

Angola: Candidato à presidência do PRS quer anulação de Congresso

O secretário nacional da Juventude do Partido de Renovação Social (JPRS), Gaspar Fernandes, candidato afastado da corrida à liderança da…