Vaalco Energy adquire ações da Sasol no offshore do Gabão

A produtora americana Vaalco Energy acaba de lançar uma nova ofensiva no Gabão ao comprar as ações da Sasol na Etame Marin. Desta forma, reforça a sua presença neste bloco e aumenta as suas reservas e produção.

A empresa americana Vaalco Energy anunciou que celebrou um acordo de compra e venda com a Sasol Gabon para adquirir a sua participação direta de 27,8% no bloco Etame Marin. Foi também assinado outro acordo relativo à aquisição opcional de 40% da Sasol no bloco offshore DE-8.

Ambas as partes concordaram numa contraprestação de 44 milhões de dólares para toda a transação, sujeita aos ajustes habituais e futuros pagamentos contingentes de até 6 milhões de dólares.

A data efetiva da transação é 1 de julho de 2020 e a empresa espera que a transação seja concluída em 90 dias.

Essa operação elevará a participação da Vaalco na Etame Marin para 58,9% e aumentará a sua participação na produção do local para quase o dobro, de 4.850 para 9.150 barris de petróleo por dia, com base na produção do mês em curso. Além disso, dobrará a produção líquida total e as reservas da empresa. De acordo com os últimos dados independentes da contratada CPR, as reservas de Vaalco passam de 9,2 milhões de barris para 17,5 milhões de barris.

“Acreditamos que a aquisição da participação da Sasol na Etame é uma aquisição estratégica muito interessante e de criação de valor para a empresa, o que confirma a nossa posição entre as principais empresas independentes de exploração e produção na África Central”, disse Cary Bounds, Diretor Executivo da Vaalco, citado pela Agência Ecofin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Cabo Verde: PAICV acusa Governo pela "erosão" da liberdade de imprensa

Cabo Verde: PAICV acusa Governo pela "erosão" da liberdade de imprensa

A deputada do PAICV, Carla Lima, observou que a “erosão” da liberdade de imprensa em Cabo Verde “é um facto indesmentível”. Segundo a…
Guiné Equatorial: Vice-Presidente preocupado com desemprego juvenil

Guiné Equatorial: Vice-Presidente preocupado com desemprego juvenil

O Vice-Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, partilhou a sua preocupação relativamente ao desemprego juvenil no país. Tendo em conta esta situação, falou…
Revista de Imprensa Lusófona de 16 de junho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 16 de junho de 2021

Em Portugal o “Público” noticia que o “PS lança novo portal que permite pagamento de quotas e adesões online”. De acordo com o…
As primeiras memórias podem começar aos dois anos e meio

As primeiras memórias podem começar aos dois anos e meio

Em média, as primeiras memórias que as pessoas podem recordar remontam a quando tinham apenas dois anos e meio de…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin