África Subsaariana | Economia

Vaalco Energy adquire ações da Sasol no offshore do Gabão

A produtora americana Vaalco Energy acaba de lançar uma nova ofensiva no Gabão ao comprar as ações da Sasol na Etame Marin. Desta forma, reforça a sua presença neste bloco e aumenta as suas reservas e produção.

A empresa americana Vaalco Energy anunciou que celebrou um acordo de compra e venda com a Sasol Gabon para adquirir a sua participação direta de 27,8% no bloco Etame Marin. Foi também assinado outro acordo relativo à aquisição opcional de 40% da Sasol no bloco offshore DE-8.

Ambas as partes concordaram numa contraprestação de 44 milhões de dólares para toda a transação, sujeita aos ajustes habituais e futuros pagamentos contingentes de até 6 milhões de dólares.

A data efetiva da transação é 1 de julho de 2020 e a empresa espera que a transação seja concluída em 90 dias.

Essa operação elevará a participação da Vaalco na Etame Marin para 58,9% e aumentará a sua participação na produção do local para quase o dobro, de 4.850 para 9.150 barris de petróleo por dia, com base na produção do mês em curso. Além disso, dobrará a produção líquida total e as reservas da empresa. De acordo com os últimos dados independentes da contratada CPR, as reservas de Vaalco passam de 9,2 milhões de barris para 17,5 milhões de barris.

“Acreditamos que a aquisição da participação da Sasol na Etame é uma aquisição estratégica muito interessante e de criação de valor para a empresa, o que confirma a nossa posição entre as principais empresas independentes de exploração e produção na África Central”, disse Cary Bounds, Diretor Executivo da Vaalco, citado pela Agência Ecofin.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo