[Vídeo] Superprodução de propaganda “glorifica” intervenção militar russa na RCA

“Turista” é um filme de guerra que poderia passar despercebido. Esta superprodução russa é um gigantesco projecto de propaganda de Moscovo que glorifica a “heróica” intervenção militar russa na República Centro-Africana (RCA).

Os militares russos são apresentados como os salvadores do caos centro-africano e que operam em sintonia com as forças armadas centro-africanas (FACA). Intencionalmente, os grupos rebeldes são diabolizados assim como a França é apresentada como a “mão oculta” na destabilização da RCA através de uma sinistra personagem, um “conselheiro francês”, que manipula os grupos rebeldes.

Todos os ingredientes de um filme de propaganda estão reunidos no “Turista”. A acção dos militares russos, compostos parcialmente por mercenários da empresa Wagner, a qual nunca é citada no filme, e cujos métodos são frequentemente denunciados por diversas ONG e sociedade civil centro-africana, são apresentados como simpáticos militares com uma vocação humanitária e respeitosa da população local, postura totalmente fictícia face à realidade no terreno.

Com esta superprodução de propaganda, maquilhada como um filme de acção, a Rússia pretende obter maior aceitação da população centro-africana à sua presença militar e importante ingerência política na RCA, mas também diabolizar actores incómodos para Moscovo na estabilização da RCA, tais como a Missão da ONU (MINUSCA) e a França, ex potência colonial.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

África do Sul detém alegado líder de sequestros em Moçambique

África do Sul detém alegado líder de sequestros em Moçambique

A polícia da África do Sul deteve no sábado, 07 de janeiro, um homem que estava a ser procurado por…
Timor-Leste: Presidente quer marcar eleições legislativas para maio

Timor-Leste: Presidente quer marcar eleições legislativas para maio

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, informou que vai ouvir este mês os partidos com assento parlamentar e outras forças…
Angola: UNITA capacita deputados sobre proposta do OGE

Angola: UNITA capacita deputados sobre proposta do OGE

O grupo parlamentar da UNITA realizou um seminário sobre a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2023 no…
Portugal: Costa oferece mais apoio humanitário e militar à Ucrânia

Portugal: Costa oferece mais apoio humanitário e militar à Ucrânia

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, informou nesta segunda-feira, 09 de janeiro, que conversou ao telefone com o Presidente da…