África Subsaariana

Zimbábue: Congresso Zanu-PF realiza-se em clima de crise económica sem precedentes

O congresso anual do Zanu-PF, o partido no poder no Zimbábue, vai ocorrer esta terça-feira, 11 de dezembro. Pela primeira vez, Emmerson Mnangagwa liderará esta reunião como Presidente da República e líder do partido.

O líder do Zimbábue enfrenta uma crise económica sem precedentes, a maior numa década e ste congresso será uma oportunidade de Mnangagwa testar a popularidade das suas reformas de austeridade com membros de seu próprio campo.

“Zimbábue aberto ao mercado para uma economia competitiva até 2030” é o tema do congresso. Para alcançar este objetivo, a administração do Presidente Emmerson Mnangagwa adotou a via da austeridade, com uma série de medidas, como um corte de 5% nos salários dos funcionários públicos.

Se Emmerson Mnangagwa consolidar o controlo sobre a Zanu-PF, essas medidas de austeridade, impopulares e dolorosas, podem fazer com que alguns delegados se retraiam durante o Congresso.

Segundo o analista Piers Pigou, citado pela RFI, esta semana será especialmente a oportunidade de o partido da maioria mostrar uma unidade de fachada.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo