A companhia petrolífera australiana Invictus Energy negou o anúncio de que um grande campo de petróleo e gás foi descoberto no norte do país.
O desmentido refere-se ao anúncio aos meios de comunicação, feito na quinta-feira pelo presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, sobre uma descoberta significativa de petróleo e gás na região de Muzaraba, norte do país, e que a empresa australiana tinha concordado num acordo de partilha de produção com o seu governo.
Em comunicado, a companhia petrolífera australiana Invictus Energy, encarregada do projeto refutou as expectativas do governo, indicando que nenhuma descoberta foi feita até agora.
“Nenhuma descoberta de petróleo ou gás foi feita”, anunciou a Invictus Energy numa nota para a Australian Securities Exchange (ASX), sustentando que Mnangagwa nunca falou de ‘uma suposta descoberta de petróleo, mas que a atividade de exploração realizada pela Invictus tinha indicações positivas e que um poço de exploração seria perfurado para confirmar o potencial do projeto Muzarabani’.
No entanto, a companhia petrolífera planeia perfurar o seu primeiro poço de exploração nos próximos dois anos na região, a 240 quilómetros ao norte da capital, Harare.
O Ministro de Minas Winston Chitando relatou que a Invictus Energy opera numa superfície de aproximadamente 200 quilómetros quadrados, tornando-se o maior depósito não-desenvolvido na África.