África Subsaariana | Economia

Zimbábue: Economia crescerá 6% em 2018

A economia do Zimbábue deve crescer cerca de 6% em 2018, acima da projeção inicial de 4,5%, devido às várias reformas económicas implementadas pelo novo governo do presidente Emmerson Mnangagwa, anunciou o ministro das Finanças, Mthuli Ncube.

O governador do banco central, John Mangudya, também afirmou que o forte crescimento na agricultura e na mineração impulsionaria o crescimento neste ano, mas enfatizou a necessidade de o Zimbábue acelerar as reformas e acelerar o compromisso com instituições financeiras internacionais para garantir novas linhas de crédito offshore.

“Se esse percentual de seis por cento for alcançado, o Zimbábue juntar-se-á ao que eu chamo de clube de seis por cento, um grupo de países da África que estão a crescer a uma taxa de 6% ou mais”, disse o ministro.

Segundo Ncube, os desafios económicos enfrentados pelo Zimbábue não são intransponíveis, mas exigem decisões urgentes e ousadas.

O ministro enumerou a escassez de moeda e dinheiro, um alto déficit orçamentário insustentável e um déficit em conta corrente, pressões inflacionárias emergentes, deficiências de infraestrutura e fraca prestação de serviços sociais.

A dívida interna do governo subiu de menos de 300 milhões de dólares em 2012 para 9,5 mil milhões em agosto de 2018, enquanto a dívida externa ficou em 7,4 mil milhões de dólares. No total, a dívida do governo chegou a 16,9 mil milhões de doláres, disse o ministro.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo